380 vagas para docentes e servidores serão abertas na UFCG

As contratações acontecerão de 2009 a 2012

De 2009 até 2012, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abrirá 380 novas vagas através de concurso público. As vagas, para docentes e servidores de nível superior e médio, foram liberadas pelo Ministério da Educação em setembro do ano passado e são destinadas a todos os campi. A instituição tem até o dia 1º de março para lançar o edital.

As vagas abertas fazem parte do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) e do plano de expansão da própria UFCG. No geral, são 281 para docentes e técnicos-adiministrativos, dentro do Reuni, e 99 para professores e servidores no plano de expansão da universidade, destinadas aos campi de Sumé, Cuité e Pombal. Para professores, estão sendo destinadas 139 vagas para adjunto I (com doutorado) e assistente I (com mestrado), das quais 69 são para o ano 2009 e 70 para 2010. Os salários variam entre R$ 3,6 mil e R$ 6,4 mil para docentes.

Como o preenchimento das vagas foi planejado para acontecer de forma gradual, o reitor Thompson Mariz irá se reunir com os chefes dos setores responsáveis pela execução do concurso, para definir os detalhes do edital. Dentre os pontos a serem discutidos: se o concurso será realizado em única data, ainda este ano, com chamadas dos aprovados feitas nos referidos anos para os quais eles passaram, ou a possibilidade de realização de vários concursos até 2012.

As vagas criadas para professor serão nas áreas de Enfermagem, Administração, Serviço Social, Odontologia, Ciências Biológicas, Música, Filosofia, Geografia, Comunicação Social, Letras (espanhol), Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Educação, Engenharia de Petróleo, Licenciatura em Física, Estatística, Desenho Industrial, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Matemática, Engenharia de Alimentos, Arquitetura, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.

Para servidores, são 142 vagas (72 para nível superior e 70 para médio) que serão preenchidas até 2012. As vagas para nível superior são nas áreas de Terapeuta Ocupacional, Técnico em Educação, Auditor, Jornalista, Bibliotecário, Secretário Executivo, Psicólogo, Médico Veterinário, Contador, Analista de Sistema, Arquiteto, Técnico Desportista, Assistente Social e Arquivista.

Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Vânia Sueli Guimarães, interlocutora institucional do Reuni na UFCG, as funções das vagas para assistentes administrativos de nível médio ainda serão definidas.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 06/02/2009