Mais de 500 alunos do Pré-Vestibular Solidário da UFCG já foram aprovados em vestibulares

Inscrições para o cursinho terminam nesta sexta-feira

Serão encerradas nesta sexta-feira, dia 6, as inscrições para o Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A previsão é que mais de mil pessoas se inscrevam para o programa, só em Campina Grande. Podem se candidatar às vagas jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas.

Mais de 500 alunos do PVS já conseguiram ingressar em universidades públicas e privadas do estado, através de vestibulares, desde a sua criação, em 2000. Em 2005, o programa foi integrado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Proex).

Segundo o professor Paulo Andrade, coordenador do PVS no campus Campina Grande, o cursinho tem se firmado a cada ano como uma ferramenta importante para melhorar o desempenho dos alunos no vestibular da instituição e de outras universidades públicas e privadas, ampliando as condições de acesso e permanência de jovens carentes na educação superior. “A grade curricular não deixa a desejar aos demais cursinhos”, afirma.

O coordenador geral, Vimário Simões Silva, explica que o PVS surgiu com o intuito de oferecer aos estudantes carentes uma oportunidade de se preparem melhor para os vestibulares. “O programa também é um espaço importante para o treinamento de futuros professores do Ensino Médio e de cursinhos, já que o corpo docente também é formado por estudantes de graduação e pós-graduação da instituição”.

Ele avisa que ainda há vagas para universitários interessados em compor o quadro de professores e convoca estudantes da UFCG, UEPB e Universidade Públicas a se cadastrarem para o processo seletivo. “Não importa qual período eles estejam cursando, o que interessa é a disposição e a capacidade de ensinar”, comenta Vimário. Sete turmas (com aulas à noite) serão formadas. Para atender à demanda, serão necessários 92 professores.

Em Campina Grande, estão sendo oferecidas 300 vagas para os estudantes, e até a manhã desta quinta-feira, 5, mais de 600 inscrições já tinham sido efetuadas. “As vagas serão ocupadas mediante sorteio, que será realizado no dia 14 deste mês, às 14h, no ginásio do Complexo Esportivo”, explica o coordenador. O sorteio será aberto ao público.

O PVS, através da Proex, destinou ainda 80 vagas para o Centro de Formação de Professores (campus Cajazeiras) e 45 para o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (campus Sousa), com inscrições no período de 9 a 13 de fevereiro. Outras 80 vagas estão reservadas para o Centro de Educação e Saúde (campus Cuité), com inscrições marcadas para 16 a 20 de março.

No ato da inscrição o candidato deve preencher um formulário e apresentar cópias da carteira de identidade, CPF, Histórico do Ensino Médio, comprovante de residência e uma foto 3x4.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 05/02/2009