Inep define cronograma de avaliação para renovação de reconhecimento de curso

Está definido o cronograma das primeiras instituições de educação superior e de cursos a serem avaliados este ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O cronograma compreende a avaliação institucional externa, para renovação de reconhecimento de curso — áreas aferidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2007 — e para os processos de autorização de cursos de medicina e direito.

Para definir as 60 instituições desse primeiro grupo, foram considerados os cursos avaliados no Enade de 2007 e que estão em processo de renovação de reconhecimento. O objetivo é garantir, ainda neste primeiro semestre, os resultados do primeiro ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A avaliação institucional é uma das três dimensões do Sinaes, que compreende ainda a de cursos e a de estudantes, o Enade. A avaliação externa é realizada por comissões designadas pelo Inep. A partir de 8 de março, as instituições do primeiro grupo começarão a receber visita dos avaliadores.

A novidade na avaliação externa é que o cronograma conterá a relação nominal das instituições. “Esse novo procedimento tornará o processo cada vez mais transparente e permitirá que as instituições conheçam a composição de cada grupo de avaliação no momento da divulgação”, explica a diretora de Avaliação da Educação Superior, Iguatemy Lucena. As instituições desse primeiro grupo têm até 24 de janeiro  para pagar a taxa de avaliação e até 18 de fevereiro para o preenchimento do formulário eletrônico. Posteriormente, o Inep divulgará o cronograma de novos grupos de instituições a serem avaliadas ainda neste semestre.

Para medicina e direito, a composição do primeiro grupo de 2009 considerou a ordem de entrada dos respectivos processos de autorização, como vinha sendo feito pelo Inep desde o ano passado.

O Inep espera, até junho, apresentar os primeiros resultados do Sinaes. “É nossa meta reunir um conjunto significativo de instituições (aquelas cujos cursos foram avaliados no Enade de 2007) que tenham concluído a avaliação desses cursos (renovação de reconhecimento) e que também já tenham passado por avaliação externa e auto-avaliação institucional”, afirma Iguatemy.

Para o Inep, a implementação do Sinaes exige ações articuladas. “A complexidade do sistema impõe a necessidade de uma articulação efetiva entre as diretrizes da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), os instrumentos de avaliação, as ações e os respectivos prazos a serem observados pelas instituições em cada fase que antecede a visita das comissões”, afirma a diretora.

(Assessoria de Imprensa do Inep )

Data: 21/01/2009