Prorrogadas as inscrições do edital para Doutorado Pleno no exterior

Nova data final para inscrições é 2 de fevereiro

O concurso visa conceder até 100 bolsas, destinadas a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, cujos projetos não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil, e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência. À exceção daquelas situadas nos Estados Unidos e na Alemanha, cujas candidaturas são orientadas por editais específicos.

A vigência das bolsas começa a partir do segundo semestre de 2009, com o início do ano acadêmico nas instituições de destino. A Diretoria de Relações Internacionais da Capes/MEC oferece bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar as possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível.

Benefícios e disposições

Alguns dos componentes que poderão dispor os estudantes contemplados pelas bolsas são: Seguro Saúde, nos países que não ofereçam este tipo de cobertura; Auxílio Deslocamento, com passagem(s) de ida e volta do exterior, para o bolsista e um dependente; Auxílio Instalação, contribuição para as despesas iniciais de acomodação do bolsista e de seus dependentes; Taxas Escolares, em que a Capes arca com o pagamento de eventuais anuidades/taxas acadêmicas que sejam cobradas pelas instituições estrangeiras. Os valores dos componentes serão publicados em Diário Oficial da União no 1º semestre de 2009.

É necessário, também, dispor de um tutor acadêmico que apóie formalmente a candidatura. Ao apresentar a candidatura, o tutor deve justificar a opção pela realização do doutorado pleno no exterior e assim como a inviabilidade de realização do projeto de estudo em programas de pós-graduação equivalentes no país. O projeto apresentado deve ainda estar relacionado, preferencialmente, a um dos temas, linhas ou áreas de pesquisa que foram indicados pelas Coordenações de Áreas da Capes como relevantes para a formação doutoral no exterior.

Confira o edital: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Programa_BEX_Pleno.pdf

(Assessoria de Comunicação da Capes)

Data: 13/01/2009