Institutos federais têm composição definida

O Instituto Federal da Paraíba será composto pelas unidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Princesa Isabel, Monteiro, Patos e Cabedelo.

A Portaria do Ministério da Educação nº 4, assinada na terça-feira, 6, e publicada nesta quarta-feira, 7, no Diário Oficial da União, divulga a relação das escolas técnicas que integrarão cada um dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Presentes em todos os estados, os institutos comporão a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A expansão do ensino profissionalizante, com início em 2005 e conclusão prevista para 2010, é a maior da história do país. “Não há precedentes para o crescimento da rede e menos ainda para o novo modelo de ensino profissionalizante que está sendo proposto”, diz o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

O cronograma de implementação prevê a inauguração de 30 escolas técnicas até março. Desde o início da expansão, em 2005, já foram entregues 75 unidades em todo país. Até 2010, serão 214.

A relação publicada no Diário Oficial indica todos os municípios que receberão escolas técnicas. Serão 311 campi em todo o território nacional, com atuação no ensino médio integrado ao técnico (50% das vagas). Neles serão oferecidos cursos de licenciaturas (20%) e cursos superiores de tecnologia ou de bacharelado tecnológico (30%), além de especializações, mestrado e doutorado profissionais.

“Os institutos assumem o compromisso de intervir em suas regiões, de identificar problemas e criar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social”, afirma Eliezer Pacheco. A proposta é formar profissionais capazes de se adequar às mudanças do mercado de trabalho e ir além do simples ensino de ofícios, com a articulação entre o ensino técnico e o científico.

A lei que criou os institutos foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

(Assessoria de Imprensa da Setec)

Data: 07/01/2009