Instituída a Comissão Coordenadora do Processo de Coleta Solidária da UFCG

Cerca de 700 quilos de material reciclável são encaminhados semanalmente pela universidade à Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis para triagem e comercialização

Cumprindo a Lei Federal Nº 5.940/06, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instituiu na última sexta-feira, 18, a sua Comissão Coordenadora do Processo de Coleta Solidária.

Realizado desde 1993, o trabalho busca contribuir para que a sociedade adquira o hábito de separar seus resíduos, “contribuindo com a conservação do planeta e para a integridade dessa gente que sobrevive da coleta”, explica a presidente da Comissão, Luiza Cirne, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

Semanalmente são coletados, no campus Campina Grande, 700 quilos de material reciclável, que são encaminhados à Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare) para triagem e comercialização.

Desde 2002, Luiza Cirne vem coordenando a coleta seletiva da UFCG e, a partir dessa vivência, disse ter redirecionado a sua tese de doutorado à realidade do município de Campina Grande, nas questões de gerenciamento de resíduos sólidos.

Ela destaca, entretanto, que tudo começou com a professora Ana Virgínia, da mesma unidade acadêmica, hoje aposentada. “Esse resgate é necessário, muito se fez e vem sendo feito a partir do seu foco”. Ainda compõem a Comissão as professoras Maria Eunice e Maria de Fátima Fernandes.

A Unimed, Unicred, Energisa, Sesi/Fiep/Senai, C&A, AGU, INSS,Embrapa, Infraero e 25 condomínios também participam da coleta seletiva. Para 2009, a coordenação da UFCG integrará ao sistema a Caixa Econômica, Banco do Brasil e Conab. Em toda a cidade, a cooperativa coleta 4,5 toneladas de resíduos renováveis.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/12/2008