topo_cabecalho
Universia disponibiliza revista

Já está disponível para download a versão integral da edição 31 da revista "Nossa América". Produzida pelo Memorial da América Latina e distribuída por meio da parceria com o Universia Brasil, a revista, bimestral, terá sua versão digital distribuída gratuitamente aos usuários do Universia em duas versões: português e espanhol.

 

- Clique aqui e faça o download da revista "Nossa América" - edição 31 em Português (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).

- Clique aqui e faça o download da revista "Nossa América" - edição 31 em Espanhol (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).

 

A revista "Nossa América" é uma publicação editada pelo Memorial da américa Latina, com o apoio das universidades USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que integram o conselho curador do memorial. Sua produção foca no contexto cultural, político e social da América Latina.

 

Nesta edição, "Vidas Secas", considerada por muitos especialistas a obra-prima de Graciliano Ramos, está sendo celebrada por seus 50 anos. O livro que fecha o curto ciclo ficcional do autor, composto por esse e outros dois romances - "Angústia" e "São Bernardo" - ganha uma análise do jornalista e sociólogo Reynaldo Damazio, cujo artigo explica porque a obra é um clássico da literatura brasileira.

 

Outro escritor também eleito tema desta edição por suas qualidades literárias é o uruguaio Mario Benedetti, que superou um quadro grave de saúde e está em seu 88º aniversário. Trata-se de uma entrevista que ele deu ao intelectual espanhol dolfo Montejo Najas, em que fala de um de seus romances, A Trégua, e, principalmente, de sua poesia, já que depois de Borges ele é o único latino-americano a escrever haicais, uma forma de verso rigorosa em sua métrica.

 

Outro escritor reconhecido entra nesta edição de Nossa América: Edmundo Desnoes, cubano, hoje residente em Nova York, que nos anos 60 conquistou o mundo com o livro (e o filme de Thomas Gutiérrez Alea) Memórias do Subdesenvolvimento, só agora publicado no Brasil pelo Memorial da América Latina. Em suas duas passagens por São Paulo a convite da instituição, primeiro para participar do Festival de Cinema Latino-Americano, e depois para a noite de autógrafos na Bienal do Livro, Desnoes deixou um registro sobre o seu fazer literário.

 

O Memorial da América Latina, responsável pela publicação e distribuição da revista, foi criado em 1989 como um espaço para reunir as manifestações artísticas e culturais da região. Também tem o intuito de reunir e representar a identidade da América Latina, além de fomentar estudos e pesquisas sobre a região.

 

Aproveite e faça também o download das edições anteriores nos links abaixo.

 

Edição 30
- Edição 30 em Português (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).
- Edição 30 em Espanhol (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).

 

Edição 29
- Edição 29 em Português (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).
- Edição 29 em Espanhol (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).

 

Edição 28
- Edição 28 em Português (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).
- Edição 28 em Espanhol (em arquivo .zip. Para ler a revista, é preciso ter o Adobe PDF Reader).


Data: 22/12/2008