Capes oferece 100 bolsas para doutorado no Exterior

As inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno em outros países vão até o dia 15 de janeiro. O concurso visa conceder até 100 bolsas, com vigência para candidatos de comprovado desempenho acadêmico, cujos projetos não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil, e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência. À exceção daquelas situadas nos Estados Unidos e na Alemanha, cujas candidaturas são orientadas por editais específicos.

A vigência das bolsas começa a partir do segundo semestre de 2009, com o início do ano acadêmico nas instituições de destino. A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) oferece bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar as possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível.

Benefícios e disposições

Alguns dos componentes que poderão dispor os estudantes contemplados pelas bolsas são: Seguro Saúde, nos países que não ofereçam este tipo de cobertura; Auxílio Deslocamento, com passagem(s) de ida e volta do exterior, para o bolsista e um dependente; Auxílio Instalação, contribuição para as despesas iniciais de acomodação do bolsista e de seus dependentes; Taxas Escolares, em que a Capes arca com o pagamento de eventuais anuidades/taxas acadêmicas que sejam cobradas pelas instituições estrangeiras. Os valores dos componentes serão publicados em Diário Oficial da União no 1º semestre de 2009.

É necessário, também, dispor de um tutor acadêmico que apóie formalmente a candidatura. Ao apresentar a candidatura, o tutor deve justificar a opção pela realização do doutorado pleno no exterior e assim como a inviabilidade de realização do projeto de estudo em programas de pós-graduação equivalentes no país. O projeto apresentado deve ainda estar relacionado, preferencialmente, a um dos temas, linhas ou áreas de pesquisa que foram indicados pelas Coordenações de Áreas da Capes como relevantes para a formação doutoral no exterior. (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Tabela_Areas_BEX_Pleno.pdf)

Para se inscrever

As inscrições são gratuitas e efetuadas com o preenchimento de formulários, envio de documentos e de cartas de referência até às 20h do dia 15 de janeiro de 2009, horário de Brasília. As inscrições para a seleção não inviabilizam candidaturas simultâneas pelos programas Capes/Fulbright e Capes/DAAD/CNPq, porém, o candidato, se aprovado, deve optar por uma das bolsas. A previsão é de que o resultado da seleção final saia dia 20 de junho de 2009.

As Orientações para Candidatura podem ser obtidas aqui.

Confira aqui edital completo.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 22/12/2008