Municípios inovam em educação e recebem prêmios

Cerimônia realizada nesta quarta-feira, 17, em Brasília, premiou as dez melhores experiências educacionais de 2008, vencedoras da segunda edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional

A solenidade ocorreu durante o primeiro dia do 2º Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, que vai até esta quinta-feira, 18, na capital federal.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os projetos vencedores foram desenvolvidos pelos municípios de Novo Hamburgo (RS), Passo Fundo (RS), Pompéia (SP), Santos (SP), Sobral (CE), Itaiçaba (CE), Petrolina (PE), São Pedro dos Crentes (MA), Dourados (MS) e Castanhal (PA). A partir de 2009, cada um receberá a quantia de R$ 100 mil para ser empregada no desenvolvimento, ampliação e avaliação das iniciativas premiadas.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, destacou a qualidade das experiências e elogiou o trabalho da comissão julgadora. "Dado o expressivo número de experiências participantes desta segunda edição do Prêmio Inovação, 230 no total, temos que ressaltar o trabalho de quem teve a incumbência de escolher as dez melhores."

Fernandes destacou, ainda, a participação dos municípios no sistema descentralizado de educação adotado no país. Segundo ele, neste sistema, os municípios realizam as suas próprias experiências e colhem os resultados desses projetos. "Mas, para que o sistema funcione bem, dois elementos são decisivos: em primeiro lugar, a avaliação, e, em seguida, a divulgação destas experiências para que outros municípios possam conhecer e adaptar as experiências às suas realidades", concluiu.

A secretária da Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, também ressaltou a necessidade de se dar visibilidade às experiências vencedoras, "para que os demais municípios brasileiros possam saber o que o Brasil faz de bom na educação básica".

Após os pronunciamentos, os dirigentes municipais assistiram a um vídeo de apresentação das 35 experiências finalistas do prêmio, incluindo as dez vencedoras. Em seguida, os representantes dos projetos premiados foram agraciados com uma placa comemorativa.

Objetivo

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é realizado a cada dois anos e tem como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passam a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional. As experiências cadastradas podem ser acessadas no endereço http://laboratorio.inep.gov.br/.

O Ministério da Educação acredita que essas iniciativas servem de inspiração para dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de sistemas e visa elevar a qualidade da educação básica.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 18/12/2008