Alunos asiáticos têm melhor desempenho em matemática

Hong Kong, Cingapura, Taiwan, Japão e Coréia do Sul tiveram as maiores notas nessa disciplina

Alunos de países asiáticos continuam a ter melhor desempenho que outras crianças da quarta e da oitava série do resto do mundo em um teste realizado, a cada quatro anos, para medir as habilidades das crianças em matemática e ciência.

O relatório de 2007 Estudo de Padrões Internacionais em Matemática e Ciência (TIMSS), divulgado nesta terça-feira, 9, mostrou notas significativamente mais altas em matemática em cinco países asiáticos - Hong Kong, Cingapura, Taiwan, Japão e Coréia do Sul.

Os países asiáticos com melhor desempenho tiveram vantagens não só nos resultados dos testes, eles tiveram também a maior parcela de alunos atingindo altas notas, "mostrando fluência na maioria dos tópicos complexos e das habilidades", diz o relatório.

"Os países asiáticos estão muito à frente do resto dos países desenvolvidos, mas a maior parte dos países desenvolvidos estão relativamente iguais", disse Ina V.S. Mullis, co-diretora do estudo.

Ela acrescentou que os "Estados Unidos podem ser um dos líderes desse grupo, dependendo se estamos falando sobre matemática ou ciência na quarta ou na oitava série."

O teste tem sido administrado a cada quatro anos, desde 1995.

Crianças dos Estados Unidos foram relativamente melhor em ciência que em matemática e estão muito acima da média, mas suas notas estão estagnadas desde 1995, enquanto as de outros países, como Cingapura e Hong Kong, aumentaram significativamente e ultrapassaram o país.

Os resultados do TIMSS são muito usados para medir o conhecimento e as habilidades de alunos por todo o mundo. Em 2007, 48 países participaram nos testes da oitava série, e 36 dos testes da quarta série. Ao todo, 425 mil alunos foram testados, cerca de quatro mil em cada país.

Crianças da quarta série de Hong Kong e Cingapura foram as que tiveram as melhores notas em matemática, seguidas por Taiwan e Japão. Alunos da Rússia, Inglaterra, Letônia e Holanda também tiveram bons desempenhos.

Em matemática da oitava série as notas mais altas ficaram com Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura, seguidos por Hong Kong e Japão. O relatório citou uma diferença "significativa" entre os países que se seguem: Hungria, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.

(O Estado de SP)

Data: 10/12/2008