Divulgado Relatório do Programa Permanente de Avaliação da UFCG

O documento, referente ao período 2006-2008, recebeu mais de 46 mil contribuições

Acaba de ser publicado pela Coordenação de Avaliação Institucional da UFCG, o Relatório da Auto-Avaliação do período 2006-2008. Com 623 páginas, o documento apresenta opiniões de mais de 1.400 pessoas, 46 mil contribuições objetivas e subjetivas, 142 projetos estratégicos, memória da auto-avaliação e muitos mapas do conhecimento sobre a universidade.

“É um relatório rico em informações estratégicas, que oferece respostas para muitas questões”, explica Marcelo Alves de Barros, coordenador da Comissão Própria de Avaliação.

O Programa Permanente de Avaliação (PPA) foi criado com o objetivo de descobrir a percepção que a comunidade universitária tem da UFCG e do cumprimento de sua missão, e de criar, compartilhar e usar o conhecimento desta comunidade para planejar melhorias na universidade.

“Toda a comunidade foi convidada a avaliar a UFCG e o próprio processo de auto-avaliação, usando o sistema WebPPA”, diz Marcelo, destacando que, na versão interativa online do relatório, é possível para qualquer pessoa criar mapas do conhecimento da UFCG, expresso pelas opiniões da comunidade e análises realizadas pelos pesquisadores da auto-avaliação.

“A abordagem metodológica fundamentada em conceitos de gestão do conhecimento, de planejamento estratégico e de criação de grupos de pesquisa, permitiu a criação de um processo organizacional de auto-avaliação sustentável, produtor de informações efetivamente úteis ao planejamento estratégico da UFCG e dotado de memória da auto-avaliação, de massa crítica de 50 pessoas capacitadas em auto-avaliação e de funções de aprendizagem colaborativa”, finalizou.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/12/2008