topo_cabecalho
Professor de Física da UFCG apresenta trabalho científico na França

O professor e pesquisador Amauri Fragoso de Medeiros, da Unidade Acadêmica de Física, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT / UFCG, participou, de 18 a 29 de julho último, do 10° Scientific Assembly of the International Association of Geomagnetism and Aeronomy - IAGA 2005 (10° Congresso Científico da Associação Internacional de Geomagnetismo e Aeronomia), em Toulouse, na França. No encontro, foram apresentados os recentes resultados sobre a dinâmica e os processos de acoplamento entre a atmosfera, ionosfera e a magnetosfera interplanetária.

Explicando o objetivo do encontro, o pesquisador Amaury Fragoso disse que os estudiosos procuraram entender as causas de variabilidades ocorridas nestas regiões (atmosfera, ionosfera e magnetosfera interplanetária), através de medidas experimentais e estudos teóricos sobre dinâmica e eletrodinâmica. “Estas variabilidades se manifestam nos campos de vento, temperatura, ondas, movimento do plasma ionosférico, corrente e campos elétricos e principalmente as relacionadas com a anomalia equatorial, bolha de plasma e o eletrojato equatorial”, destacou.

Amaury foi autor do trabalho Direção de propagação de ondas de gravidade observadas pelo imageamento da aeroluminescência na America do Sul (Gravity wave propagation direction observed by airglow imaging in the South American sector), apresentado no evento. Como co-autor, o professor recebeu ajuda de seu colega da UFCG, Ricardo A. Buriti.

Como co-autor, o professor participou da elaboração dos seguintes trabalhos, também apresentados no encontro: Climatologia de ondas de gravidade estratosféricas-mesosféricas sobre o Brasil (Climatology of Stratospheric-Mesospheric Gravity Waves Activity over Brazil), Observações simultâneas de ondas de quase dois dias sobre São João do Cariri (PB) e Cachoeira Paulista - SP (Simultaneous observations of the quasi-2-day wave in the MLT region over São João do Cariri (7° S, 36° W) and Cachoeira Paulista (22.7° S, 45° W) e Climatologia de Pororocas Mesosférica equatoriais (Climatology of Equatorial Mesospheric Bores). O professor Buriti também foi o co-autor dos dois primeiros trabalhos.

O CNPq financiou a viagem do professor Amaury Fragoso.


Data: 05/08/2005