Imagens e Poemas será lançado nesta sexta na UFCG

“Livrobjeto” é composto por pranchas com fotos e poemas numa face e o verso em branco

Interação entre foto e grafia compõe Imagens e Poemas, livro co-autoral de Roberto Coura e Amador Ribeiro Neto, que será lançado nesta sexta, 28, às 10h, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Considerado um terceiro objeto, nascido das fotografias de Coura e dos versos de Ribeiro Neto, o “livrobjeto” é composto por pranchas com fotos e poemas numa face e o verso em branco. “Algo mais que poemas legendando fotos e além da mera ilustração dos poemas, dois objetos distintos colocados lado a lado”.

“O leitor pode ver as fotos e ler os poemas ou pode, ousada e acomodadamente, ficar apenas as páginas em branco. Não é à-toa que este livrobjeto é também nosso livro branco. Referência e reverências claras aos Beatles e a Caetano”, diz o poeta co-autor, ao descrever a obra. “Um livro sem capa. Ele vem dentro de uma caixa-envelope, uma valise, digamos assim, nas cores preto e verde. Já as fotos, manipuladas em computador, são um show à parte de cores, volumes, tessituras, linhas. Há de tudo: dos vários tons de cinza à palheta digital de inúmeras cores”, traduzindo-se em “um objeto identificado que mantém interface da fotografia com a poesia e vice-versa”.

Em Campina Grande, o “livrobjeto”, na mesma sexta-feira, será lançado à noite, às 18h, no Café e Poesia. E, no sábado, às 10h, na Livraria Cultura, no centro da cidade. A obra é uma publicação da Editora Universitária da UFPB.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 26/11/2008