Comunidade acadêmica elege nova diretoria do campus da UFCG em Cuité

A Chapa 2: “Unir para Consolidar” venceu o pleito com 66% dos votos válidos

O Centro de Educação e Saúde (CES), da UFCG, campus Cuité, realizou nesta quarta, 19, eleição para escolha da nova diretoria do campus. A apuração terminou por volta das 23h e teve a Chapa 2 “Unir para Consolidar” como vencedora do pleito, com 66% dos votos válidos. Participaram do processo eleitoral os três segmentos da comunidade acadêmica (técnicos, professores e alunos) com um número considerável de 563 votantes.

Para o diretor pró-tempore do CES, Márcio de Matos Caniello, esta votação foi um ato de aprovação ao projeto de implantação do CES. “Devido à expressiva aprovação de dois terços da comunidade acadêmica em dar continuidade ao projeto de implantação do centro, estamos com a sensação do dever cumprido, principalmente em relação aos alunos que demonstraram estar satisfeitos com nosso trabalho. Isso muito nos alegra, pois a universidade e toda sua estrutura existem em prol deles e para eles”, enfatizou Caniello.

Os números das eleições do CES foram considerados positivos pela comissão, com 85,3% da participação geral dos aptos a votar. Analisando por segmentos, pode-se observar que 86,67% dos docentes compareceram às urnas. Os estudantes somaram 82,53%, fato inédito da UFCG. Já entre os técnico-administrativos, o comparecimento foi de 100%.

Durante a votação, o pleito seguiu com tranqüilidade, sem graves ocorrências. “Esse é um momento importante para nosso centro, porque não é apenas um ato de democracia, mas nos confia à responsabilidade de escolher quem vai administrar o CES daqui pra frente”, disse o aluno do curso de licenciatura em Biologia, José Franscidavid Barbosa Belmino.

O professor Ramilton Marinho Costa, que encabeçava a Chapa 2 “Unir para Consolidar”, falou sobre a importância desse processo eleitoral para o Centro de Educação e Saúde. “Essa eleição marca o amadurecimento político do CES e é uma oportunidade da comunidade universitária fazer uma discussão sobre a história do nosso campus, refletindo e propondo novos rumos para o futuro da instituição, como também permitindo concluir o projeto de implantação do nosso campus, que foi tão bem elaborado e executado por todos aqueles que fizeram parte dele”, afirmou Ramilton.

Já para o vice-diretor eleito, José Justino Filho, o pleito foi um ato de democracia. “Esse processo veio consolidado através da democracia, num ato representado pela participação dos três segmentos e marca uma nova fase para o CES, com autonomia e dando maior capacidade do centro alcançar seus objetivos e suas políticas específicas”, frisou.

Para Rodolpho Agra Pereira de Sá, vice-presidente da Comissão Eleitoral do CES, a participação nesse momento é de grande importância. “Participar desse momento histórico para o Centro de Educação e Saúde é para mim um privilégio, não apenas como técnico dessa instituição, mas como cidadão, pois se trata de um ato de democracia exercido por todos”, conclui.

(Luciana Macedo Teixeira - CES/UFCG)

Data: 20/11/2008