UFCG debate violência contra o idoso na próxima semana

Seminário Velhice e violência: conquistas e desafios no Brasil atual, o seminário será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande

A violência contra o idoso é um dos maiores dramas sociais da atualidade. Os dados são alarmantes. Só no Conselho Estadual do Idoso (CEI) são registrados, em média, 700 casos de agressões contra idosos por ano, 80% dos quais relacionados à violência psicológica e extorsão, em sua maioria praticados por parentes e familiares da vítima.

Contribuir para a modificação deste cenário, a partir do estabelecimento de novas relações intergeracionais que invistam gradativamente na saúde social, é o objetivo do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao realizar seu IV Seminário Interno, no próximo dia 25.

“Na mídia escrita e falada, os números que dão visibilidade ao índice de agressões contra as crianças e os idosos são inaceitáveis”, observa Keila Queiroz Silva, da comissão organizadora. “Na condição de formadores de opinião que somos, temos um compromisso ético e solidário com essas pessoas que estão em um estado extremo de fragilidade pública e privada“, afirmou.

Intitulado Velhice e violência: conquistas e desafios no Brasil atual, o seminário será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, com a abertura da programação marcada para as 8h, com a mesa-redonda Programas de inserção social das pessoas idosas em instituições de ensino superior: História do Piati/UFCG e da Unati.

A programação prossegue à tarde, a partir das 14h, com a mesa-redonda Velhice e violência no Brasil atual, e termina, às 18h, com coquetel e o lançamento do livro Os Marcadores conversacionais: mediadores na definição dos significados dos termos científicos da matemática no contexto oral do professor, da professora Zélia Maria de Arruda Santiago, e da cartilha Envelhecer com Qualidade de Vida, do Projeto Atenção à Saúde em Grupos de Idosos do PIATI/UFCG, com apresentação da professora Benedita Edina da Silva Lima Cabral.

PIATI

O Programa Interdisciplinar de Apoio a Terceira Idade (PIATI) da UFCG foi criado em 2003, tendo como principal meta investir na visibilidade, sociabilidade e qualidade de vida do segmento idoso e na melhoria das relações intergeracionais.

O trabalho acadêmico do Programa fundamenta-se na perspectiva interdisciplinar; transdisciplinar; na indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão e na afirmação do compromisso social da Universidade Pública, sobretudo com os segmentos populacionais marginalizados na sociedade contemporânea.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 19/11/2008