UFCG sedia treinamento do Programa Brazil IP

Atividade reúne, até esta sexta-feira, 16 equipes de 14 universidades brasileiras

Dezesseis equipes de 14 universidades brasileiras estão participando, durante toda esta semana, no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de um treinamento tecnológico no âmbito do Programa Brazil IP.

Programa de encomenda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Brazil IP surgiu em 2001 como um consórcio de laboratórios e universidades brasileiras criado para produzir, estruturar e confeccionar circuitos integrados, circuitos VLSI e IP Cores.

“Depois do sucesso alcançado com o desenvolvimento do chip MPEG4 (o mais complexo já desenvolvido por uma instituição brasileira), a UFCG assumiu a missão, juntamente com a UFPE, de disseminar o conhecimento adquirido para outras 14 instituições de ensino superior”, informa o professor Elmar Melcher, que coordena o projeto na UFCG e comanda o treinamento, juntamente com os alunos Jorgeluis Andrade e Anderson Pablo.

Além de participar do programa com uma equipe de Gerência e Treinamento, a instituição campinense também possui uma equipe participando do treinamento, desenvolvendo novos projetos. “Estamos trabalhando num projeto que permite o reconhecimento da identidade de um indivíduo através da fala”, adianta a integrante Uyara Travassos.

Brazil IP

A Rede Brazil IP era composta por oito universidades brasileiras: UFCG, USP, UFMG, UFPE, UnB, UFRGS, PUCRS e Unicamp, sendo que apenas a UFCG, a UFPE e a Unicamp concluíram a segunda fase do projeto, que consistia no desenvolvimento dos circuitos integrados (chip) propriamente ditos.

“Cada uma das três universidades ficou responsável pelo desenvolvimento de um circuito integrado específico, cabendo à Unicamp o decodificador de áudio MP3, à UFPE a unidade de processamento dedicado 8051, e à UFCG o componente mais complexo de todo o sistema: o decodificador de vídeo MPEG-4”, explica Melcher.

O sucesso do chip deu às equipe da UFCG, UFPE e Unicamp o título de melhor projeto técnico-científico de todo o país, pelo CNPq, em 2005, e o prêmio Best Design IP/SoC Conference, em conferência internacional realizada na França, em 2006.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2008