Quase 100% referendados

Cálculos apontam expressiva votação para Thompson Mariz e Edilson Amorim

“Uma expressiva votação, conseguimos obter mais de 98% dos votos válidos nas três categorias”, assim resumiu o resultado da consulta realizada à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o reitor reeleito Thompson Mariz. Considerando a particularidade do processo eleitoral, marcado por decisões judiciais, indefinição quanto à data da sua realização, campanhas por boicote dos votos dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes (perda da paridade dos votos, em decisão da Justiça) e também a condição de chapa única.

Dos professores aptos a votar, no campus Campina Grande, por exemplo, 78,4% compareceram às urnas, dos quais 97,85% creditaram ao reitor a sua escolha. Em Sousa, dos docentes votantes, 90% também tomaram a mesma decisão de votar em Thompson. Pombal chegou aos 100%.

Nos demais campi, os percentuais pró-Thompson, nos votos válidos, foram de 91% em Cajazeiras, 86% em Patos e 81,4% em Cuité. Na média geral, na categoria docente, o atual reitor foi referendado a um novo mandato por 88,55% dos votantes. Em termos de votos válidos, 98,28%.

Técnicos

Nos técnico-administrativos, em Campina Grande, maior colégio eleitoral, 71% participaram do pleito, traduzindo-se em 98% de votos para Thompson Mariz. Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal fecharam (100%) com o atual reitor e, em Sousa, chegou-se aos 93,55% dos sufrágios. No geral, a chapa obteve 83,32% dos votantes, o que equivale 98,61% dos votos válidos.

Alunos

No universo votante dos alunos, em que um grande número de abstenções é registrado nos processos de escolha de reitor e vice-reitor na maioria das universidades, a presença foi expressiva, considerando-se as movimentações e motivações políticas de esvaziamento.  “É histórico, não só pela quebra da paridade, esses 26,87%, com chapa única e o boicote, em nada nos surpreendeu”, disse Thompson. “Na eleição passada, por exemplo, chegaram a 35% e, nas disputas do próprio DCE, chegam aos 45%”. Mesmo assim, com considerada abstenção, o reitor obteve entre os estudantes 83,32% dos votantes, equivalendo a 98,61% dos votos válidos.

Geral

“Dos 3.894 votos válidos, 3.765 (96,7%) foram para o projeto Thompson Mariz e Edilson Amorim. Projeto que não pode parar. Projeto que vai avançar e levar consigo o nome do Estado, trazer mais e mais oportunidades aos seus cidadãos e promover muito além o reconhecimento da nossa capacidade de fazer Ciência e Tecnologia no Semi-Árido brasileiro”, concluiu o reitor.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/11/2008