topo_cabecalho
MCT e CNPq lançam edital para fortalecer sistema de Pós-Graduação em áreas estratégicas

Buscando a consolidação e o fortalecimento da Pós-Graduação brasileira, em áreas estratégicas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou novo edital para conceder bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES.

Ao todo serão R$ 81 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), divididos em duas chamadas. Para concorrer na Primeira Chamada, os orientadores têm até o dia 05 de janeiro de 2009 para enviarem suas propostas de projetos. O resultado será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro e as contratações acontecerão a partir do dia primeiro de março de 2009.

Para concorrer na Segunda Chamada, os pesquisadores poderão submeter suas propostas até o dia 15 de maio de 2009. O resultado será divulgado a partir do dia 10 de julho e as contratações acontecerão a partir de 20 de julho de 2009.

As propostas devem ter o prazo de execução de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado. O pesquisador deverá ter o título de doutor, ou livre docente, com currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser vinculado a uma instituição de pesquisa no país, ser orientador de Programa de Pós-Graduação credenciado na CAPES, e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas do edital.

O edital receberá projetos dentro das áreas estratégicas de Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Áreas Experimentais da Física, Química, Geociências e Ciência de Materiais, Meteorologia e Mudanças Climáticas; Engenharias: Aeronáutica, Computação, Elétrica, Mecânica, Tecnologia da Informação, Microeletrônica, Energia Nuclear, entre outras; Agrárias: Agronomia, Engenharia Agrícola, Biotecnologia, Biodiversidade, Produção e Saúde Animal, Defesa Sanitária, entre outras; Ciências da Saúde: Fármacos e Medicamentos, Pesquisa Clínica, Terapias Inovadoras e Toxicologia; e Interdisciplinares: Nanotecnologia, Mar e Antártica, Trauma e Violência, Segurança Pública e Defesa.

 

Na busca da descentralização regional, o CNPq destinará uma parcela mínima de 30% dos valores totais do edital para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.


Confira o Edital na integra no link:
http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/070.htm


Data: 17/11/2008