topo_cabecalho
Equipe da UFCG participa de competição de aerodesign em SP

Evento reuniu 77 equipes de três países

 

Reunindo 67 equipes brasileiras, oito venezuelanas e duas mexicanas, foi realizada no mês passado, em São José dos Campos, SP, a X Competição SAE Brasil de AeroDesign. Durante os quatro dias de realização do evento, as equipes apresentaram o relatório de projeto, embalagens com as aeronaves desmontadas no menor volume possível e, por fim, participaram da competição de vôo.

 

A aeronave GC-820, da equipe ParahyAsas de Aerodesign da UFCG, ficou com o 42° lugar na classificação geral, dentre as 77 inscritas. “Um resultado bem aceito, em função desta ser a primeira participação da equipe”, comentou o professor Raimundo Nonato Calazans Duarte, coordenador do projeto, que envolve 18 alunos do curso de Engenharia Mecânica.

 

Com design inovador, a GC-820 foi considerada era uma das aeronaves mais belas do evento, sendo destaque entre os boxes da competição. Inspirada na ave Galo de Campina, característica do sertão nordestino (daí a sigla GC), a aeronave também apresenta as cores da ave (branca, preta e vermelha) que ainda remetem à bandeira da Paraíba.

 

Projeto 2009

 

Segundo Diego Peña, assessor de Imprensa da equipe, os integrantes já estão focados na XI Competição, a ser realizada em 2009. “Estamos todos animados com a experiência obtida e já começamos a refletir sobre os principais aspectos do próximo projeto, já que não é permitido utilizar a mesma aeronave de anos anteriores”, explicou, destacando as dificuldades encontradas devido à falta de um patrocínio externo, além do apoio recebido pela UFCG.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 13/11/2008