topo_cabecalho
Mais de R$ 3 milhões para pesquisa em energia elétrica

Propostas até 20 de novembro

Com o objetivo de apoiar e promover ações para ampliação do número de laboratórios em tecnologias para uso racional de energia e suporte ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o CNPq/MCT está com edital aberto para a seleção pública de projetos de pesquisa no setor de energia elétrica.

Estão disponíveis R$ 3,2 milhões do Fundo Setorial de Energia, a serem liberados em 2008 e 2009.

Deverá ser capacitado pelo menos um laboratório, em cada linha de pesquisa, para cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil, respeitando o limite mínimo de 30% de aplicação dos recursos globais do edital para instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As propostas devem apresentar projetos que se enquadrem em duas linhas de pesquisa. Na primeira linha, os projetos deverão apresentar propostas que abordem a melhoria e multiplicação das ações voltadas para o uso eficiente de energia em edificações; avaliação do desempenho energético de edificações; pesquisa e difusão de conceitos, posturas e tecnologias referentes à eficiência energética visando à redução de custos; e produção de acervo técnico informativo sobre melhores práticas do uso eficiente de energia em edificações. Os projetos de instituições participantes da rede do Programa Procel Edifica de Eficiência Energética terão prioridade.

Já a segunda linha de pesquisa apóia projetos apresentados por laboratórios que integrem o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). As propostas devem conter ações que possam subsidiar a publicação de regulamentação específica que define os níveis máximos de consumo de energia, ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia. Os projetos da rede de laboratórios credenciados pelo Inmetro na área de eficiência energética terão prioridade.

Poderão participar pesquisadores e professores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privadas.

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq até o dia 20 de novembro, com o preenchimento do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/050.htm


(Informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 12/11/2008