Decreto amplia gratuidade e número de cursos de quatro entidades do Sistema S

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira um decreto que amplia a gratuidade e o número de vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada de quatro entidades do Sistema S. Os cursos serão destinados a alunos e trabalhadores de baixa renda, empregados e desempregados.

A oferta de cursos gratuitos será ampliada de forma gradual até 2014. No Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) a gratuidade alcançará 66,6% dos cursos em 2014, e no Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc (Serviço Social do Comércio), 33,3%.

A proposta foi do ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de uma ampla negociação ocorrida de maio a julho deste ano entre o governo e as entidades que integram o Sistema S. Haddad disse que a ampliação da gratuidade e dos cursos será importante para atender os jovens que não têm acesso à universidade.

"Pouca gente se preocupa com aqueles que não têm acesso à educação superior e que clamam por educação profissional. Esse acordo é uma resposta aos 75% dos jovens brasileiros que não têm acesso à universidade", afirmou.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lembrou que atualmente há um milhão de vagas de empregos que não foram preenchidas por falta de qualificação profissional. "O grande desafio é qualificar quem não tem emprego. Temos seis milhões de pessoas recebendo seguro desemprego esse ano e essas pessoas têm que ser qualificadas", afirmou.

De acordo com o decreto, o valor total aplicado pelas entidades em vagas gratuitas deve alcançar R$ 4,8 bilhões em 2014. Este ano, a receita das entidades --que se origina de descontos de 2,5% da folha de pagamento das empresas dos setores de comércio, da indústria e dos transportes-- chegará a R$ 8 bilhões.

(Agência Brasil)

Data: 06/11/2008