Edital apoiará ações para o diagnóstico e planejamentos territoriais

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o CNPq/MCT recebe inscrições até 10 de novembro para edital que irá apoiar projetos que desenvolvam diagnósticos e planejamentos territoriais por meio de ações de extensão universitária, visando à promoção de segurança alimentar e desenvolvimento local em territórios prioritários nos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad).

Estão disponíveis R$ 3 milhões, do MDS. Em contrapartida, as instituições dos proponentes deverão oferecer 10% do valor necessário para a execução dos projetos.

O apoio aos Consad visa preparar o território para tratar de temas e desenvolver ações que abordem questões como economia solidária, podendo envolver crédito rotativo solidário e moeda social; incubação de empreendimentos sociais; estudos de cadeias produtivas relacionadas às vocações do território, inclusive com o desenvolvimento de planos de negócios; integração das políticas, programas e projetos de segurança alimentar e políticas sociais; e aprimoramento de mecanismos de comunicação e inclusão digital

A proposta deve ser formulada com a aprovação e a participação da pró reitoria de extensão, da respectiva Universidade e ter sido pré-aprovada pelo Fórum de entidades de Segurança Alimentar e Nutricional do Território; deverá prever também ações de sensibilização e mobilização da população para participação nas diferentes etapas do processo; prever estratégias para o fortalecimento do capital social; aprimorar e aprofundar diagnósticos sócio-econômicos e ambientais do território; envolver diferentes segmentos da sociedade nos processos de diagnóstico e planejamento; Identificar a situação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseas) ou instâncias congêneres e propor ações para o fortalecimento destes colegiados.

Poderão concorrer ao edital pesquisadores e professores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privadas.

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, até o dia 10 de novembro, com o preenchimento do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas.

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/038.htm.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 06/11/2008