Mais de 2 mil alunos da UFCG farão provas do Enade no próximo domingo

Exame será realizado em cinco escolas da cidade

São 2.421 os alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que serão submetidos, no próximo domingo, 9, ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2008.  O número representa mais de 80% dos estudantes inscritos no processo pela universidade, segundo o pesquisador institucional da UFCG, Antônio José da Silva. As provas serão realizadas em cinco escolas da cidade.

“A execução do Exame não vai interferir na aplicação do Vestibular 2009 da instituição, já que as provas serão realizadas a partir do meio-dia (13h no horário de Brasília) e a universidade não foi escolhida como um dos locais para a aplicação”, explica o pró-reitor de Ensino da UFCG, Vicemário Simões.

Em Campina Grande, as provas do Enade 2008 serão realizadas nos colégios 11 de Outubro e Panorâmico, e nas escolas: Municipal Cassiano Pascoal Pereira, Estadual Senador Humberto Lucena e Normal Estadual Padre Emídio Viana.

No Brasil, as provas serão aplicadas em 2.274 locais. O estudante pode consultar seu local de prova no endereço www.inep.gov.br.

Este ano, 7.879 estudantes do ensino superior se submeterão ao exame, só na Paraíba. Em todo o país, serão 564.690 alunos entre ingressantes e concluintes. São considerados ingressantes aqueles alunos que, até o dia 1º de agosto, concluíram entre 7% e 22% da carga horária total do curso. E, concluintes, os que, na mesma data, cumpriram pelo menos 80% da grade curricular ou estão próximo de concluir o curso.

O exame é obrigatório para o aluno selecionado, constando como integrante curricular, o que  significa que, não cumprindo com essa obrigação, o aluno não poderá colar grau. O Inep está enviando, aos estudantes selecionados, cartão com informações sobre o local, data e horário de prova. No entanto, o não-recebimento do cartão não indica que o aluno não fará a prova.

Nesta edição serão avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Documentos

Para realizar a prova, basta levar um documento de identidade com foto. Caso haja dúvidas, o aluno deve entrar em contato com o coordenador de seu curso. É obrigação da Instituição de Ensino Superior (IES) informar esses dados aos alunos selecionados.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 06/11/2008