Aluno da UFCG é finalista do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário

Projeto de Tássio Devison Sousa é o único das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A criatividade e o talento de integrantes da UFCG conseguem, mais uma vez, destaque nacional. Desta vez, o reconhecimento é do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, que, no início desta semana, elegeu seus 50 projetos finalistas.

Destes, o único projeto das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste é o do aluno Tássio Devison Sousa, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial da UFCG. Ao todo, foram inscritos 235 projetos, de 16 estados e 85 universidades de todo o país.

“Só o fato de estarmos entre os finalistas já nos deixa bastante orgulhosos”, comemora o professor Pablo Torres, que orientou o projeto. Ele explica que tema da premiação deste ano, relacionado ao estudo, abriu mais possibilidades criativas aos alunos.

“Desenvolvemos uma bancada multifuncional, intitulada Multiworktop, cujo principal diferencial é a praticidade de montagem e desmontagem, além da facilidade de adaptação para múltiplas utilidades”, observou. O móvel é todo feito de MDF revestido, com partes móveis em plástico colorido.

O objetivo do Prêmio Tok&Stok é promover o jovem designer universitário e estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira.

Os vencedores da edição 2008 serão conhecidos no próximo dia 4 de novembro, em solenidade realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

O primeiro lugar receberá R$ 10 mil, o segundo, R$ 7 mil e o terceiro, R$ 4 mil. Os professores orientadores também serão premiados com vale-móveis nos valores de R$ 3 mil para o primeiro colocado e de R$ 2 mil a cada um que conquistar a segunda e terceira posição.

Os projetos vencedores, considerados industrialmente e comercialmente viáveis, passam a integrar a linha de produtos da Tok&Stok, com crédito da autoria para as divulgações à imprensa e nos pontos-de-venda.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados de Vanessa Denardi, da Accesso Assessoria de Comunicação)

Data: 31/10/2008