Livro da Editora da UFCG analisa a representação das prostitutas na MPB

Por um Real de Amor é de autoria de Antonio Clarindo

Quem viu o que você foi aos olhos do mundo / E vê com tristeza agora o que você é / Trocando o branco avental do lar / Por um soirée surrado e um fracassado cabaré. Estes versos de Leviana, música de Herivelton Martins e Nelson Gonçalves, são uma boa amostra do repertório analisado pelo professor Antonio Clarindo em Por um Real de Amor: Representações da Prostituição na MPB, publicado recentemente pela Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG).

“As canções, ao mesmo tempo em que são manifestações artísticas, também apresentam aspectos da vivência cotidiana de seus produtores e ouvintes”, afirma o autor, que, no livreto de 64 páginas, procura compreender, a partir das letras de músicas de várias épocas, as representações feitas em torno da figura da prostituta e, em vários momentos, de todas as mulheres culpadas pela infidelidade, em contraposição às esposas corretas, perfeitas donas-de-casa.

A publicação da obra coincide com as comemorações do Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, escolhido a partir da inauguração da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810. Hoje, é a oitava maior biblioteca do mundo.

Em dois anos, já foram lançados mais de 20 títulos pela Editora da UFCG. Todos podem ser adquiridos na sede da Editora, localizada no Centro de Extensão na UFCG, e também pela internet, através da página www.ufcg.edu.br/~edufcg.

No último domingo, o livro Históricas Verídicas de Um Mentiroso, do servidor técnico-administrativo da UFCG, Horácio de Almeida Lima, teve sua leitura sugerida pelo apresentador Fausto Silva em seu programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão. O livro, que foi diagramado pela Editora Universitária, é uma coletânea satírica de vários aspectos da sociedade, composto de causos vivenciados ou repassados por contemporâneos.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/10/2008