topo_cabecalho
Fomento para viagens de cooperação científica entre Brasil e Alemanha

Requerimentos devem ser entregues até 27 de novembro

A Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG) e o CNPq estão recebendo requerimentos de recursos para viagens de cientistas do Brasil e da Alemanha em projetos de cooperação nas seguintes áreas de pesquisa: biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação biodiversidade e desenvolvimento sustentável, ciências da saúde, humanas e sociais, bem como engenharia e química.

O programa de fomento baseia-se em acordo bilateral de 6 de dezembro de 2007. Os requerimentos devem cumprir as respectivas diretrizes da DFG e do CNPq. Cientistas do Brasil com parcerias com grupos de pesquisa da Alemanha apresentam seus requerimentos ao CNPq, mencionando seu parceiro de cooperação na Alemanha. Cientistas da Alemanha entregam seus pedidos à DFG.

Somente serão fomentados projetos aprovados tanto pelo CNPq quanto pela DFG. Os custos de viagem e estada serão cobertos pela respectiva instituição fomentadora do país de origem do cientista.

Os requerimentos devem ser entregues até 27 de novembro.

Mais informações no site do CNPq: http://www.cnpq.br/editais/index.htm, em Edital N° 61, ou no site da DFG: http://www.dfg.de/forschungsfoerderung/formulare/download/1_806.pdf.


Data: 23/10/2008