Paraíba abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com várias premiações

Professor da UFCG fica com 2° lugar na Categoria Pesquisador do Prêmio Telmo Araújo

Foi aberta na tarde desta segunda, 20, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Paraíba. A programação do Estado vai até o dia 31 com as mais diversas atividades e o envolvimento de várias instituições de C&T, voltadas ao tema "Evolução e Diversidade".

A abertura teve como referencial a entrega das premiações do Prêmio Telmo Silva de Araújo; Prêmio INSA Celso Furtado, e aos primeiros colocados do 1° Concurso Fotográfico "Revelando as Belezas do Semi-Árido", promovido pelo Museu Interativo do Semi-Árido.

O evento foi aberto na Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, Aguinaldo Veloso Ribeiro e pela presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Maria  José Lima da Silva, com a presença de várias autoridades.

O 1° lugar no Prêmio Telmo Araújo na Categoria Pesquisador ficou com o Daniel Duarte Pereira, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de Areia, com o projeto "Mangas, mangalhas e cercados: um Semi-Árido que não se rende". Ele recebeu o valor de R$ 3 mil e a publicaçâo da obra.

O 2° lugar na Categoria Pesquisador ficou com o professor José Geraldo Baracuhy, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o projeto "Eco-residência com sustentabilidade no Sertão paraibano". Ele recebeu uma placa de Menção Honrosa.

Na Categoria Universitário, obteve a primeira colocação o estudante Thiago Emmanuel Araújo Severo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o projeto "As cadeias reativas verdes: sustentabilidade e preservação no Semi-Árido paraibano". Ele receberá R$ 2 mil e a publicação da obra.

A placa de Menção Honrosa pelo segundo lugar na referida categoria foi de Aline Costa Ferreira, aluna da UFCG, com o projeto "Construção de barragens subterrâneas na cidade de Serra Branca".

O prêmio INSA Celso Furtado "Semi-Árido: História e vida de um lugar" premiou com o 1° lugar, Nicole Oliveira Barros (12 anos), aluna do Colégio Severino Cabral-Campina Grande; 2° lugar, Cícero Emanuel de Lima (13), e 3° lugar, Lidiane da Silva Arruda (13), ambos do Colégio Padre Godofredo Jooften, de Grado Bravo. Nicole ganhou uma viagem para conhecer o Museu Goeldi, em Belém do Pará.

O Museu Interativo do Semi-Árido premiou pelo 1° lugar, João Paulo Fechine, com uma câmera fotográfica digital; 2° lugar, Moacir Maracajá, com um DVD Player Portátil. O 3° lugar saiu para Raphael Lins, que ganhou um final de semana no Hotel Fazenda Pai Matheus, em Cabaceiras.

A programação da Semana Nacional de C&T prossegue amanhã com a instalação e posse dos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, às 9 horas, no auditório do CCBS da UEPB, entre outras atividades.

(Helda Suene – Asscom Fapesq)

Data: 21/10/2008