topo_cabecalho
UFCG participa de seminário internacional na África

Secretário de Projetos Estratégicos também discutirá parcerias com entidades na França

 

O professor Márcio Caniello, secretário de Projetos Estratégicos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenador do Projeto Universidade Camponesa, representará a instituição em missão de trabalho no âmbito do convênio Cirad/UFCG, no Seminário Internacional APPRI 2008 – Aprendizagem, Produção e Compartilhamento de Inovações, que acontecerá de 18 a 25 de outubro, na cidade de Ouagadougou, em Burkina Faso (continente africano).

 

Caniello também participará de reunião na cidade francesa de Montpellier, onde discutirá com a Fundação Agrópolis, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e outras instituições francesas, a elaboração de convênios de cooperação técnico-científica para o campus Sumé da UFCG.

 

Dentro da programação do seminário, Márcio Caniello apresentará a palestra A Universidade Camponesa no Brasil, seguido da apresentação do presidente da Associação dos Alunos da Universidade Camponesa, Marcos Luis Rodrigues de Sousa, que abordará o tema A Associação dos Alunos da Unicampo: de uma rede de atores a uma organização de desenvolvimento.

 

O evento visa identificar, através de análise de práticas concretas no campo, as necessidades de conhecimento e os instrumentos a desenvolverem para permitir a produção de conhecimentos compartilhados e a melhoria do impacto das inovações agrícolas. Experiências africanas serão confrontadas à das universidades campesinas do Nordeste brasileiro que utilizam métodos que implicam múltiplos atores e a sociedade civil.

 

(Rosenato Barreto - SPE/UFCG)


Data: 17/10/2008