topo_cabecalho
R$ 8 milhões para projetos relacionados a água e saúde pública

Os projetos podem se enquadrar em dez linhas temáticas de pesquisa

Estão disponíveis R$ 8 milhões, oriundos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos e do Fundo Setorial de Saúde, sendo que 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Em contrapartida, as instituições deverão oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.

Pretende-se incentivar pesquisas de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, bem como projetos de pesquisas que visem o desenvolvimento e a disseminação de procedimentos/técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para população e proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico do país a partir do uso racional e eficiente dos recursos hídricos.

Os projetos podem se enquadrar em dez linhas temáticas de pesquisa. Entre elas, estão o estudo dos ciclos de vida de organismos aquáticos causadores de infecções ou produtores de toxinas patogênicas; medidas de prevenção, monitoramento e remediação de contaminação das águas superficiais e subterrâneas, visando a minimização dos riscos à saúde pública; desenvolvimento de estudos epidemiológicos em populações expostas à contaminação hídrica; avaliação de risco à saúde humana decorrente da reutilização de águas residuárias; desenvolvimento de processos voltados à melhoria da qualidade de água em reservatórios destinados ao abastecimento humano, em especial no Semi-Árido brasileiro.

Poderão participar pesquisadores doutores atuantes na área, com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, nacionais, todos sem fins lucrativos.

O coordenador do projeto deve possuir o título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter produção científica ou tecnológica relevante na área específica do projeto de pesquisa.

Os coordenadores de projetos apoiados pelo CT-Hidro deverão obrigatoriamente preencher seu cadastro no site http://cadastrocthidro.ana.gov.br/cadastro.php

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq sob a forma de projeto, até 30 de outubro, com o preenchimento do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br/

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/045.htm

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 16/10/2008