Programa de tratamento do tabagismo da UFCG é aprovado em simpósio no RJ

O Programa Multidisciplinar de Tratamento do Tabagismo, desenvolvido no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG, foi aprovado para o XI Simpósio Internacional Sobre Tratamento do Tabagismo e VII Simpósio Internacional Sobre Álcool e Outras Drogas, que será realizado no Rio de Janeiro, de 6 a 9 de novembro.

Coordenado pela professora Deborah Dantas, o programa conta com a parceria de professores do curso de Fisioterapia da UEPB, além de psicólogo e assistente social do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), bem como estudantes de graduação.

Através do programa de extensão universitária, 360 fumantes maiores de 18 anos receberam, ao longo de 6 meses, tratamento gratuito com o medicamento Cloridrato de Bupropiona, utilizado mundialmente com excelentes resultados no tratamento do tabagismo.

Além do tratamento, foi disponibilizado suporte fisioterápico para as doenças pulmonares diagnosticadas, através do trabalho Reabilitação Respiratória Aplicada ao Programa Multidisciplinar de Tratamento do Tabagismo, desenvolvido pela equipe da UEPB, que também foi aprovado para o simpósio.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 16/10/2008