Aluna da UFCG recebe Prêmio Francal Top de Estilismo

Acontece nesta terça-feira, dia 14, no Hotel Sofitel, em São Paulo, a entrega da maior premiação de moda em calçados e bolsas do país, o Prêmio Francal Top de Estilismo. Dentre as premiadas da noite, a estudante do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Suellen Silva de Albuquerque. Ela conquistou o 2° lugar na categoria Casual ou Esportivo Feminino e o 3º lugar no Prêmio do Objeto Brasileiro.

Suas peças foram as únicas vencedoras da região Norte e Nordeste. O modelo premiado consiste numa sandália feminina que faz parte da coleção Retalhos do Cariri, desenvolvida pelo Sebrae através do sistema de incubadoras.

"Fui convidada para desenhar os modelos das sandálias da Retalhos. O trabalho ficou tão bom que resolvi inscrever os produtos nos dois concursos. Um deles tinha como tema a brasilidade do fazer à mão e caiu como uma luva com os conceitos que haviam sido trabalhados na coleção", comenta a estudante.

Além do reconhecimento e projeção profissional, os vencedores de cada categoria recebem um troféu e prêmios em dinheiro: R$ 2 mil para o primeiro lugar, R$ 1,5 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro. Um dos finalistas também poderá ganhar uma bolsa de estudos de três meses com tudo pago pela Francal na conceituada ModaPelle Academy, de Milão.

O Prêmio teve, este ano, 228 inscritos e 279 amostras nas cinco categorias: Calçado Feminino Social, Calçado Feminino Casual ou Esportivo, Calçado Masculino Social, Calçado Masculino Casual ou Esportivo e Bolsa Social, Clássica, Casual ou Esportiva.

Atualmente os estudantes de moda representam 60% dos inscritos, o que, na opinião de seus organizadores, “confere mais qualificação ao Prêmio e, conseqüentemente, maior profissionalização ao segmento da moda brasileira de calçados e acessórios”.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG, com dados do Sebrae e da Francal)

Data: 13/10/2008