SP ganha Universidade Virtual

Assinado o decreto para criação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que oferecerá 6,6 mil vagas em pedagogia e licenciatura já em 2009

O governador de São Paulo José Serra assinou nesta quinta-feira (9/10), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o decreto que oficializa a criação do Programa de Expansão do Ensino Superior Paulista Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Programa Univesp.

Segundo a Secretaria de Ensino Superior, responsável pela coordenação do programa, a Univesp consorcia as universidades estaduais paulistas e a TV Cultura para oferecer cursos de graduação e pós-graduação por meio do uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

A implantação será feito pelas universidades públicas paulistas - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) - e conta com apoio da TV Cultura (Fundação Padre Anchieta), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (Fundap).

O programa pretende criar, em 2009, 5 mil vagas no curso de graduação em pedagogia para professores em exercício, a ser desenvolvido pela Unesp. Também serão oferecidas 700 vagas na licenciatura em biologia e 900 vagas na licenciatura em ciências, ambas na USP. Somadas, serão 6,6 mil vagas novas no ensino superior paulista, uma vez aprovados esses cursos pelas instâncias competentes das universidades.

Simultaneamente, serão desenvolvidos cursos de especialização voltados a professores da rede estadual de ensino, da quinta série ao ensino médio. Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação, 110 mil docentes deverão ingressar no ano que vem em 16 cursos de pós-graduação (13 de disciplinas e três de gestão).

O acompanhamento dos estudos e das atividades pedagógicas será feito tanto de forma presencial, em pólos de apoio instalados nas universidades e outras instituições participantes, como pela internet ou por telefone (0800).

As aulas laboratoriais e as avaliações serão realizadas de modo presencial nos pólos, onde o aluno receberá apoio pedagógico, físico, administrativo e de serviços. Um conjunto de tutores estará continuamente disponível para atender os alunos via internet. Enquanto isto, o canal digital da TV Cultura transmitirá durante as 24 horas do dia os programas-aula.

Para aproveitar a grande interatividade e integração comunicacional da internet, também serão utilizados sistemas que reproduzem e ampliam as possibilidades de ações pedagógicas normalmente usadas no ambiente de sala de aula - os chamados ambientes virtuais de aprendizagem.

Esses sistemas se baseiam em um ambiente que reúne uma série de recursos, tais como área para a disponibilização de materiais educacionais (textos, artigos, vídeos, animações, simulações, material didático, entre outros), transmissão on-line de videoaulas, promoção de bate-papos entre alunos, fóruns virtuais e teleconferências com tutores e com professores, entre outros recursos.

"O programa promoverá a expansão do conhecimento levando em conta três princípios básicos: acesso, eqüidade de oportunidades ao ensino superior e a busca obsessiva pela qualidade", destacou o secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt.

Mais informações: http://www.ensinosuperior.sp.gov.br

(Agência Fapesp, 10/10)