Canadá oferece bolsas de pós-graduação

Objetivo do Programa Vanier, aberto a todo o mundo, é apoiar cerca de 500 estudantes de doutorado por ano, com bolsa de 50 mil dólares canadenses anuais

O governo do Canadá acaba de lançar o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação, destinado a atrair e reter estudantes de doutorado de todo o mundo que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde.

Segundo o governo canadense, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente a partir de junho de 2009. Quando totalmente operacional, o programa deverá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.

O processo de seleção se iniciará nas universidades canadenses, que nomearão os candidatos que desejam indicar para participar do processo seletivo.

O candidato será avaliado por resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento a pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).

O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) se encerrará em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC. Para as bolsas com recursos do SSHRC, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.

A descrição detalhada do programa e do processo de seleção estão disponíveis em http://www.vanier-cgs-bes.gc.ca

Data: 08/10/2008