Censo da Educação Superior em fase final

Inep vai procurar instituições que ainda não enviaram todos os dados

Está em fase de finalização a coleta de dados do Censo da Educação Superior relativo ao ano de 2007. As informações devem ser prestadas anualmente por todas as instituições de ensino superior (IES) do país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elaborou um cronograma para que as IES se programem para concluir a checagem e o envio dos dados que vão subsidiar a elaboração de relatórios e da Sinopse Estatística com os dados consolidados do censo. O acesso a todas as informações e à sinopse está previsto para novembro deste ano, às IES e toda sociedade.

As instituições que tenham pelo menos um curso com data de funcionamento até 31 de outubro de 2007 prestaram essas informações ao Inep. O instituto entrará em contato, por e-mail, com as IES que não ainda não preencheram o censo em sua totalidade, para acertos e novo fechamento dos dados.

As informações do censo são utilizadas pelo Ministério da Educação em suas atividades de supervisão, acompanhamento e avaliação de cursos e instituições de ensino superior.

Os dados declarados pelas instituições também subsidiam o cálculo de indicadores de qualidade, que ficam disponíves para consulta pública. Portanto, as IES que não prestarem as informações ficarão sem Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos da IES (IGC) etc.

A partir do censo, ainda são formuladas políticas educacionais, com proposição e implementação de programas de fomento ao desenvolvimento social e educacional, bem como são acompanhados os objetivos e metas do Plano Nacional de Educação, entre outras ações. Caso a instituição de ensino superior não tenha preenchido o censo, ela fica sem acesso ao Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo.

O Censo da Educação Superior coleta informações sobre inscritos, ingressos, matriculados e concluintes nos cursos de graduação e seqüenciais - presenciais e a distância. Também são levantados dados sobre corpo docente e técnicos administrativos.

As IES devem ficar atentas à solidez das informações e às datas estabelecidas pelo Inep, pois os dados não poderão ser alterados após a divulgação da Sinopse Estatística.

Confira o cronograma: http://www.portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/censo_fasefinal.pdf

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 03/10/2008