CNPq começa o Censo da Pesquisa 2008

Informações devem ser enviadas até 30 de novembro

O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, lançou o Censo da Pesquisa 2008. O censo apresenta o cenário atualizado da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, sua distribuição geográfica, as linhas de pesquisa, bem como a produção científica, tecnológica e artística dos pesquisadores e estudantes.

O período de envio das informações ao CNPq vai até o dia 30 de novembro. Os pesquisadores que lideram grupos devem atualizar as informações de seus pesquisadores e estudantes, e os dirigentes têm a tarefa de certificar os grupos novos de suas instituições.

Para que o censo 2008 reflita a verdadeira situação da pesquisa no Brasil, todos os participantes de grupos (pesquisadores e estudantes) devem atualizar também seus currículos Lattes.

O diretório

O Diretório dos Grupos de Pesquisa é uma importante fonte de informação sobre a pesquisa realizada no Brasil. Suas bases contêm dados sobre os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa, as especialidades do conhecimento, os setores de atividade envolvidos, a produção CT&A dos participantes e os padrões de interação dos grupos com o setor produtivo.

Criado em 1992 pelo CNPq, as informações são atualizadas a cada dois anos, quando o censo é realizado. A cada censo, toda a comunidade representada no Diretório é convidada a atualizar os dados dos grupos. Esses dados são processados e apresentados à comunidade científica e ao público em geral no site do CNPq , oferecendo a todos um panorama da capacidade instalada de pesquisa no país.

As informações completas de todos os censos já realizados, com séries históricas, súmulas estatísticas e buscas, podem ser acessadas pelo endereço http://dgp.cnpq.br/censos/

(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 02/10/2008