Unidade de Educação Infantil da UFCG comemora 30 anos

Uma programação especial foi elaborada para celebrar o aniversário

Três décadas voltadas à educação de qualidade, priorizando o apego à cultura regional, com atenção especial às atividades artísticas e ao aprendizado dinâmico em salas de aulas. É com a certeza desse compromisso cumprido, e a convicção de continuar nessa trajetória, que, no próximo dia 12, a Unidade de Educação Infantil (UEI) da UFCG, campus Campina Grande, completará 30 anos de fundação. O aniversário será comemorado com uma programação especial, que acontecerá de 13 a 15 do mesmo mês, na própria escola.

A UEI foi uma conquista de vários professores e servidores da universidade (ainda como UFPB), que não tinham com quem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. “A unidade nasceu para suprir essa necessidade e foi alvo de muita luta das duas categorias” lembra a diretora adjunta e uma das fundadoras da escola, Maria Aricéu de Oliveira. Ela destaca o momento de criação da entidade, como um dos mais inesquecíveis para os professores e servidores da época.

Na unidade é oferecida Educação Infantil Básica, que vai do Maternal ao Jardim II. De acordo com a diretora da UEI, Julita Barbosa de Farias Santiago, nove professores titulares, três substitutos e oito técnico-administrativos são responsáveis pelas atividades acadêmicas na escola. Entre os técnicos, estão psicólogos, pediatras e outros profissionais da área infantil. As turmas são divididas por grupos de acordo com a faixa etária. Atualmente, existem dois grupos para as idades de 2, 3 e 4 anos e um para as crianças com 5 anos.

“Ver no que se transformou esta escola nesses anos, é um orgulho para todos nós que fazemos parte dela, porque representa a luta de uma equipe, que trabalhou e insistiu muito para que tudo desse certo, assim como deu”, declara Julita.

Mais de três mil alunos já passaram pela UEI

Nessas três décadas de funcionamento, mais de três mil crianças foram beneficiadas com a Unidade de Educação Infantil da UFCG. A fundação data de 12 de outubro de 1978. Uma granja particular de um professor, situada em frente à Faculdade de Medicina, foi cedida para as primeiras atividades, logo após a autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação. Na época, pouco mais de 10 alunos foram beneficiados.

Hoje, 30 anos depois, a escola atende a uma média de 115 a 120 alunos por ano, com faixa etária dos 2 aos 5 anos. Os estudantes são filhos de professores, servidores técnico-administrativos e alunos. Como enfatiza Aricéu de Oliveira, o projeto pedagógico da UEI prima por um trabalho de qualidade junto aos seus usuários, levando em consideração a participação da família como uma grande parceira no desenvolvimento do aprendizado.

Localizada ao lado da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (antigo Dart), a UEI propicia aos professores e demais pessoas que têm filhos matriculados no local, a proximidade familiar. “De vez em quando, um pai ou uma mãe vem aqui dar uma olhada no seu filho e ainda ajuda no que é necessário”, frisa Julita Barbosa.

Além do ensino de qualidade, atividades lúdicas e de lazer são oferecidas às crianças, como passeios externos, exposições de trabalhos e apresentações artísticas.

Confira a programação de aniversário

Dia 13/10 (segunda-feira)

Abertura às 19h30

Apresentação das crianças do Grupo IV – Manhã