Com uma idéia na cabeça e um microscópio na mão, pesquisadores fazem arte

Desafio Internacional de Visualização em Ciência e Engenharia 2008 revela seus vencedores

"Eu não trago uma estética, eu acredito em revelar uma estética que torna a imagem mais acessível", costuma dizer a pesquisadora e fotógrafa Felice Frankel, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

A definição de uma das pioneiras da área de imageamento científico artístico cabe como uma luva para descrever os vencedores do Desafio Internacional de Visualização em Ciência e Engenharia 2008, promovido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, cujo resultado acaba de sair.

É o caso da fotografia vencedora, "A Floresta de Vidro", feita por Mario De Stéfano, da Segunda Universidade de Nápoles, Itália. A imagem de microscópio mostra algas diatomáceas na forma de triângulos verdes lembrando folhas grudadas em um "caule", um invertebrado marinho. Essas algas produzem perto de 40% do oxigênio do planeta. O "vidro" é porque elas são feitas do mesmo material, a sílica.

"Muitas pessoas pensam que arte e ciência são muito diferentes, que ciência é cérebro esquerdo e arte é cérebro direito, e isso não é verdade necessariamente. Esse concurso mostra que as duas podem ser entrelaçadas maravilhosamente", declarou uma das juradas, Alisa Zapp Machalek, do Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais, de Bethesda, Maryland, leste dos EUA.

Uma das menções honrosas de fotografia mostra "os pequenos monstros que alimentam a besta" -imagens das microscópicas ventosas dentadas de uma lula. A colorização artificial feita por Jessica Schiffman, da Universidade Drexel, de Filadélfia, Pensilvânia, é baseada na comédia de humor negro "A Pequena Loja dos Horrores", sobre uma flor carnívora devoradora de pessoas.

Já a vencedora na categoria Ilustração mostra o sistema circulatório em detalhe em várias escalas, do coração aos átomos de oxigênio, feita por pessoal do museu Exploratorium, de San Francisco.

Os vencedores de 2008 podem ser vistos no site http://www.sciencemag.org/vis2008. Instruções para concorrer no concurso de 2009 estão em http://www.nsf.gov/news/specialreports/scivis/index.jsp.

(Folha de SP, 27/9)

Data: 30/09/2008