Fapesq prorroga inscrições do Prêmio Telmo Araújo até o dia 15 de outubro

O candidato terá que escrever uma obra sobre o "Semi-Árido"

Atendendo a uma solicitação da comunidade acadêmica e científica, a Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, prorroga até o dia 15 de outubro o prazo para submissão de trabalhos ao Prêmio Telmo Silva de Araújo de Divulgação Científica. O Prêmio é um reconhecimento ao trabalho do professor, pesquisador e gestor Telmo Araújo (in memorian), grande incentivador da divulgação da ciência e tecnologia paraibana. Telmo Araújo foi presidente da Fapesq em 2007. Ao promover esta premiação a Fundação busca também incentivar a divulgação dos conhecimentos gerados nas instituições de ciência e tecnologia do Estado.

Para este primeiro ano de realização, o tema escolhido foi "O Semi-Árido". Serão atribuídas duas categorias do prêmio, definidas como: Universitária e Pesquisador. Na categoria Universitária, podem concorrer estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado da Paraíba. Na categoria Pesquisador, podem concorrer docentes e profissionais com vínculo funcional/empregatício com universidade, instituto, centros, fundação de pesquisa e/ou desenvolvimento e demais órgãos de C&T, da administração pública direta, autarquia ou fundacional, empresas públicas ou sociedades de economia mista, ou organizações privadas sem fins lucrativos do Estado da Paraíba.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar o melhor trabalho escrito por estudantes, docentes e/ou profissionais, que possa se transformar em uma contribuição científica, tecnológica ou de inovação, na solução de problemas do cotidiano e na melhoria da qualidade de vida da população da região semi-árida da Paraíba. O trabalho premiado será publicado em forma de livro.

O primeiro lugar da categoria Universitário receberá R$ 2 mil, e da categoria Docente/profissional R$ 3 mil e 500 exemplares do livro publicado com os dois trabalhos premiados, para o autor principal de cada categoria. Os autores receberão ainda certificado de premiação. O classificado em segundo lugar das duas categorias receberá o Troféu Telmo Silva de Araújo e o Certificado de Menção Honrosa.

As propostas deverão ser encaminhadas via Correios à Fapesq, situada à Rua Emiliano Rosendo, s/n, Bodocongó, Campina Grande - (83) 3333 2600. O resultado e a entrega do prêmio ocorrerão até o dia 29 de outubro, durante a Fetec Jovem, um dos principais eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Fapesq (www.fapesq.rpp.br).

(Helda Suene -  Asscom Fapesq)

Data: 30/09/2008