CNPq seleciona projetos na área de saúde mental

Estão disponíveis R$ 6 milhões

Com o objetivo de implementar metodologias inovadoras para estabelecimento de ações efetivas junto à família e a comunidade, visando diminuir a recorrência das crises de transtornos mentais e ampliar os fatores de proteção dos portadores, o CNPq/MCT está com edital aberto, até 8 de outubro, para a seleção de projetos de pesquisa na área de Saúde Mental.

Estão disponíveis R$ 6 milhões, do CT-Saúde e do Decit/SCTIE/MS, sendo 30% dos recursos destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As propostas devem apresentar projetos que se enquadrem nos seguintes temas: sistemas e serviços de saúde mental na Atenção primária, com métodos sociais para reduzir os riscos dos transtornos mentais comuns; métodos de detecção e tratamento álcool e outras drogas, com intervenções sobre o abuso de substâncias em cenários distintos como as escolas, grupos comunitários, instituições religiosas, e outros territórios; e tratamento de transtornos mentais de crianças e adolescentes nos diversos dispositivos de cuidado, com intervenções sociais eficazes envolvendo os pais e cuidadores na primeira infância, para reconhecer e prover tratamento para os transtornos mentais da infância.

Poderão participar pesquisadores e professores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privadas, sem fins lucrativos. O coordenador do projeto deve possuir o título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa

Informações sobre o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/033.htm.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 24/09/2008