Laboratório da UFCG avalia segurança na BR-230

Ensaios acontecerão a partir das 9h30 desta quarta. Primeiro trecho a ser analisado será a Curva da Caridade

Nesta quarta-feira, 24, o Laboratório de Engenharia e Pavimentação (LEP) da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará coordenando, na BR-230 (trecho Campina Grande - João Pessoa), uma campanha de ensaios para avaliação de segurança nos trechos com maior índice de acidentes automobilísticos. O primeiro trecho a ser avaliado será a Curva da Caridade, próximo ao distrito de Galante.

Estudar e avaliar as condições de segurança e conforto das rodovias nordestinas faz parte de um programa nacional de pesquisa financiado pela Petrobras. Participam do ensaio, em parceria com a UFCG, as universidades federais da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE) e do Ceará (UFCE).

O professor Afonso Macedo, do LEP, destaca a importância dos estudos, que serão acompanhados pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), Rede Asfalto Nordeste e pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 23/09/2008