Museu do Semi-Árido distribui sacolas ecológicas durante evento neste domingo

Museu estima um público de mais de 1.500 pessoas no evento

Começa nesta sexta, 19, a Primavera dos Museus 2008, realizada pelo Museu Interativo do Semi-Árido (MISA_Peasa/UFCG), numa ação nacional do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Desta sexta-feira até o próximo domingo, o Museu do Semi-Árido estará com duas exposições no Shopping Luiza Motta, em Campina Grande: a Exposição Itinerante "Viver e Compreender o Semi-Árido", do MISA, com painéis e objetos que remetem ao modo de vida do homem da Caatinga; e a exposição de fotografias "Paisagens e Detalhes da Caatinga", de Fernando Zanella, profº da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus de Patos.

Também nesta sexta, estará sendo lançado oficialmente o 1º Concurso Fotográfico do MISA "Revelando as Belezas do Semi-Árido", com o início as inscrições. No domingo (21), Dia da Árvore, o Museu estará distribuindo mudas de plantas e sacolas ecológicas com a população. A iniciativa é uma das muitas ações do Museu em defesa do meio ambiente e em benefício da população. O Museu estima um público nos três dias de evento de mais de 1.500 pessoas.

O concurso de fotografias é destinado ao público em geral (categoria amador), e tem como objetivo mostrar o Semi-Árido aos olhos do povo. As inscrições para o concurso de fotografias podem ser feitas pessoalmente no Museu Interativo do Semi-Árido, situado no Campus da UFCG de Campina Grande, ou pelos Correios, até o dia 10 de outubro de 2008.

O regulamento e ficha de inscrição já estão na página do MISA (www.museusemiarido.org.br). O concurso é uma realização do MISA_Peasa/UFCG e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), com apoio da Data Shop Informática, Lab Filmes, Trajjetus Turismo e Shopping Luiza Motta.

O tema dos trabalhos é a natureza e as belezas da região Semi-Árida. As fotos poderão mostrar árvores, flores, parques, paisagens, plantas, aves, animais e áreas preservadas, exclusivamente do Semi-Árido. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público, recebido algum prêmio ou de outras localidades.

Uma comissão julgadora selecionará as 30 melhores fotografias que serão ampliadas para serem exibidas no site do MISA. Posteriormente, a exposição percorrerá escolas, entidades e outros locais que desejarem sediar a mostra.

A divulgação do resultado oficial e entrega dos prêmios aos fotógrafos, autores das três fotos premiadas, ocorrerá na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no dia 20 de outubro. Informações adicionais podem ser obtidas no MISA pelo telefone (83) 3310.1591.

(Helda Suene - Asscom MISA_Peasa/UFCG)

Data: 18/09/2008