topo_cabecalho
Abertas inscrições para curso de Esperanto na UFCG

Estão abertas até a próxima sexta-feira, 19, na UFCG, campus Campina Grande, as inscrições para o curso de extensão da Língua Esperanto. Direcionado a pessoas interessadas no aprendizado de idiomas e novas culturas, alunos, professores, pacifistas e membros de organismos internacionais, o curso é uma promoção da Unidade Acadêmica de Letras e terá uma duração de seis meses, com aulas semanais.

 

“O Esperanto é uma língua planejada, de fácil aprendizado, que tem por finalidade servir de comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, sendo uma língua universal e totalmente neutra”, explica um dos coordenadores do curso, professor Jógerson Pinto. Segundo ele, o idioma não está associado a nenhum povo ou a nenhuma cultura específica. “Ao contrário, pertence a toda humanidade como patrimônio cultural e de estabelecimento de paz”.

 

O Esperanto foi criado pelo polonês Lázaro Luiz Zamenhof. Em 1887, ele lançou o primeiro opúsculo sobre a língua, escrito em russo, intitulada: “Doutor Esperanto, Língua Internacional”. Em 1954, o idioma teve seus benefícios, no campo das relações intelectuais internacionais, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

O alfabeto do Esperanto é fonético, ou seja, cada letra tem único som. A gramática é composta por apenas 16 regras, invariáveis e sem exceções. O vocabulário é baseado nas principais idiomas da atualidade e há um sistema regular de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos e sufixos.

 

As aulas serão realizadas no Hall das Placas, das 16h Às 18h, nas quartas, e das 14h às 16h, nas sextas. A taxa de inscrição é de R$ 10 para estudantes e R$ 20 para não estudantes.

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 16/09/2008