UFCG forma 283 concluintes em solenidade marcada pela emoção

Cerimônia foi realizada no último sábado no Centro de Convenções Raymundo Asfóra

Mais uma vez, os valores éticos,os traços das realidades de um tempo de procuras e consumos e a necessidade de um comprometimento maior e constante com o futuro da humanidade foram tônicas das palavras proferidas na cerimônia de formatura de 283 graduados nos centros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus Campina Grande. A solenidade, bastante prestigiada, foi realizada no último sábado, 13, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra.

O paraninfo-geral das turmas 2008.1, professor Everaldo Alves Lopes Ferreira, foi apresentado pela coordenadora do Internato na área de Obstetrícia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Fátima Aparecida Targino Saldanha, que ressaltou os serviços prestados pelo homenageado à instituição e à Campina Grande, “marcas de quem vive a suprema missão de ser médico - como ele próprio se define - centradas no Homem, não no capital”.

A escolha do paraninfo-geral - personalidades que ajudaram a construir a história da UFCG, trabalhando para sua criação e consolidação - coube ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e o seu vice-diretor, Ronaldo Romero Lira, ao falar em nome dos demais diretores, homenageou os pais pelo comprometimento com a criação e a educação dos concluintes. “Agora, alunos da vida, aprendendo com ela, para se tornarem professores de si mesmo”

Paraninfo

Dizendo estar sendo homenageado, mais pela generosidade dos que o convidaram, do que por mérito pessoal, Everaldo Lopes fez um discurso rico em análises dos valores e dos detalhes que permeiam a mudança social recente, das conquistas da modernidade, das alterações vividas “já consumadas ou embrionárias” que provocam impactos, “em acontecimentos que se sucedem numa pressa estonteante”.

Falou das angústias provocadas pelas incertezas, da perplexidade com os novos tempos e seus valores que promovem a necessidade, a competição e a fome aética de acumular, e dos desafios que ameaçam a preservação da espécie humana. Considerando escandalosa a disparidade das classes sociais, clamou por inclusão, pelo exercício da compreensão e da partilha. Condenou práticas de governos e comentou a distorção do indivíduo, o fator cultural centrado no capital, em co-distorções do egoísmo e da cobiça.

“Que minhas palavras ressoem em todos os formandos, na concretude da responsabilidade profissional, competência e compromisso ético”, disse.

Orador

Luís Auriclelson Antas Miguel, concluinte do curso de Ciências Sociais, em seu discurso falou de gratidão aos pais, aos professores e funcionários da UFCG, e da necessidade de se construir diálogos - não bastando o acúmulo de conhecimentos – em discernimentos para trilhar caminhos de prudência e de verdades, marcando a sociedade e promovendo transformações do mundo.

O pronunciamento do orador também ressaltou a importância de se privilegiar o comprometimento com o bem público, na valorização da vida e na solidariedade. “Não só enxergar os horizontes pessoais”.

Prêmio Átila Almeida

Concedido pelo CCT, CEEI e CTRN aos dois concluintes de melhor desempenho acadêmico no período letivo, o prêmio teve como vencedores Glauber Roncally Pessoa de Almeida, do curso de Engenharia Elétrica (primeiro colocado) e Edgley Pereira Fraga, de Ciência da Computação.

Prêmio Joaquim Amorim

Instituído pelo CCBS este ano, para o aluno de melhor desempenho acadêmico nos cursos da área de Saúde do campus Campina Grande, teve como vencedor a concluinte Maisa Carneiro Wanderley. O prêmio foi entregue pela filha do professor Joaquim Amorim, Melânia Maria, professora do CCBS.

Reitor

Sorrindo, ao iniciar suas palavras, o reitor Thompson Mariz falou da expectativa dos participantes por um discurso rápido. Agradeceu aos presentes e, após comentar a grandeza dos discursos proferidos, fez um comparativos dos dados que fizeram a UFCG, em seis anos, “crescer muito mais do que nos 47” antes de sua emancipação. “Em 2002, eram 28 cursos de graduação, hoje são 44. Em 2011 estaremos com 66. Eram nove mestrados, agora, 19. Doutorados, de dois, passou para 13”, pontuou de forma acelerada, encerrando a cerimônia.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 15/09/2008