UFCG será sede do Projeto Rondon na Paraíba

Proposta de estatuto será apresentada em reunião no campus Patos

Definida a agenda para a criação e implementação do projeto Rondon na Paraíba, que será sediado no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

No dia 1º de outubro, no auditório do CSTR, às 14 horas, acontecerá a apresentação do projeto e da proposta de seu estatuto, para discussão e análise, pelos fundadores. No dia 16, será realizada uma assembléia de fundação - também em Patos – com a participação dos dirigentes nacionais.

O projeto tem a coordenação dos professores Carlos Roberto de Lima, da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, da UFCG, e Xisto Junior, da Faculdades Integradas de Patos (FIP). Além dessas instituições de Ensino Superior, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também já tem representação.

Projeto Rondon

Projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

A nova fase do Projeto Rondon originou-se de uma proposta da União Nacional dos Estudantes (UNE) à Presidência da República, em 2003. Relançado em 19 de janeiro de 2005, empenha-se em desenvolver a capacitação das organizações civis na defesa da cidadania, no atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 15/09/2008