Projetos da UFCG serão exibidos na TV em programação nacional

Projetos desenvolvidos no Centro de Engenharia Elétrica e Informática, na Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola e pelo Projeto Universidade Camponesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) serão mostrados em rede nacional pelo programa Globo Universidade. A equipe de reportagem esteve nos laboratórios experimentais, na “Casa Ecológica” e nos assentamentos - no Semi-Árido - produzindo o material que será exibido, provavelmente, no próximo mês ou no início de novembro.

Dualidade, tônica da palavra do repórter André Curvello ao falar sobre a UFCG. Um pólo tecnológico, reconhecido, e uma preocupação, vastíssima e efetiva, com a comunidade foram os lados apontados de uma universidade em expansão e de extensão, que “penetra adentro e fora do estado".

Descrevendo-se como um carioca admirador da cultura – música, literatura e arte popular – nordestina, que satisfez a vontade de conhecer o Semi-Árido, em especial o Cariri, Curvello falou sobre a experiência de estar no cenário de um dos seus livros preferidos, A Pedra do Reino, do escritor paraibano Ariano Suassuna. “É o rir e o chorar bem representados, na obra, e da obra, cruzando o real ao imaginário do que li”.

Também participam da equipe do programa – exibido aos sábados, às 7h15min - a repórter Bianca Rothier, o cinegrafista Josué Luz e o técnico Thiago Miranda. Nesta sexta-feira, 12, após três dias produzindo o material jornalístico na UFCG, eles seguiram para o Rio de Janeiro.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 12/09/2008