Curso de Desenho Industrial da UFCG é premiado nacionalmente

Cinco prêmios nacionais, três deles como orientador, compõem a estante curricular do professor Itamar Ferreira, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na semana passada, ele recebeu a comunicação de sua premiação em terceiro lugar na categoria profissional do concurso de Design Cerâmico 2008 (foto), da Associação Brasileira de Cerâmica (Abceram), que vem incentivando e difundido idéias de estudantes e profissionais brasileiros nos produtos cerâmicos. Este ano, o tema escolhido foi Uma xícara brasileira de cerâmica para café.

Concorreram ao prêmio, nesta categoria, profissionais da cerâmica, oleiros, desenhistas, artistas plásticos, arquitetos e designers com projetos inovadores e tecnicamente viáveis para a industrialização e comercialização. O primeiro lugar foi conquistado por um trabalho desenvolvido por uma empresa de cerâmica de Curitiba, PR, e o segundo por uma agência de design de São Paulo, SP.

Aluna é finalista entre mil projetos inscritos para o “Objeto Brasileiro”

Com o projeto Sandálias Femininas para Promoção do Potencial Turístico do Cariri Paraibano, a estudante concluinte do curso de Desenho Industrial da UFCG, Suellen Silva de Albuquerque, está entre as finalistas do I Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela Casa Museu do Objeto Brasileiro, na categoria Novos Projetos. Selecionado entre mais de mil objetos/projetos de 20 estados, o trabalho seguiu para São Paulo para etapa classificatória do prêmio e para compor uma exposição comemorativa ao décimo aniversário da instituição organizadora do evento.

Ex-aluno participará da 2ª Bienal Brasileira de Design

A repercussão do nome do Desenho Industrial da UFCG continua no cenário nacional com seus ex-alunos. O designer Sérgio J. Matos foi convidado para participar da 2ª Bienal Brasileira de Design, que será realizada em Brasília, de 8 de outubro a 5 de novembro, no Museu Nacional. O curador-geral da Bienal já enviou as fichas cadastrais para o registro de três peças de autorias do ex-aluno da UFCG. Foram selecionados os trabalhos Baret, Buriti e Orange.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 09/09/2008