UFCG é a melhor universidade da Paraíba, aponta indicador do MEC

Instituição ficou em 5º lugar na região Nordeste. IGC foi divulgado nesta segunda, dia 8.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi apontada como a melhor universidade do estado da Paraíba e uma das dez melhores da Região Nordeste, de acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição), novo indicador usado para determinar a qualidade de instituições de ensino superior, divulgado pelo MEC nesta segunda-feira, 8.

A UFCG obteve nota 311, enquanto que as duas outras universidades públicas do estado, a UFPB e a UEPB, obtiveram 305 e 252, respectivamente. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas e outros tiveram seu IGC divulgado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

"Em todos os estados é notável a presença da federal como uma espécie de padrão, referência regional", comentou o ministro Fernando Haddad. Segundo ele, o indicador também servirá para orientar a abertura de novos cursos.

São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada, de acordo com o número de matrículas dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

De acordo com o resultado, apenas 5,3% das instituições públicas e 0,7% das privadas alcançaram a nota máxima (5). Ficaram com a nota 4 outros 30,2% das instituições públicas e 4,2% das privadas e com a nota 3 43,8% das públicas e 46,6% das privadas.

“O novo indicador servirá, além de auxiliar estudantes na escolha de sua universidade, como parâmetro para visitas de técnicos do ministério que poderão, no limite, descredenciar universidades com notas baixas”, argumentou o ministro.

Índice

O IGC foi criado para, em um só indicador, medir a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), baseado, entre outros dados, no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do Censo da Educação Superior e na infra-estrutura, corpo docente e programa pedagógico.

A avaliação dos programas de pós-graduação é feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), que acompanha anualmente o desempenho dos programas. A média dos conceitos do IDC é ponderada pela distribuição dos alunos entre a graduação, mestrado e doutorado.

Veja as tabelas.

Saiba mais sobre o Índice.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do MEC)

Data: 09/09/2008