Global Management Challenge 2008 recebe inscrições

Na competição, estudantes criam empresa virtual e concorrem a R$ 5 mil

Ainda dá tempo de se inscrever na edição 2008 do GMC (Global Management Challenge). Universitários, pós-universitários e profissionais que aceitarem o desafio de gerenciar uma empresa virtual têm até 12 de setembro para montar uma equipe e participar desse jogo de estratégia. O grupo que melhor se sair na competição pode ganhar R$ 5 mil, além de ir para Portugal representar o Brasil na competição mundial.

Segundo a gerente do programa no Brasil, Awdrey Ribeiro Marcondes, a competição visa inserir jovens no mundo do empreendedorismo. "A plataforma reúne a teoria, que nem todos os profissionais recebem na universidade, com a prática de uma gestão sistêmica de uma empresa", explica ela. O jogo, na opinião de Awdrey, também é uma excelente ferramenta para a troca de experiência entre equipes de todas as regiões do país e de outras 26 nacionalidades.

O concurso, diferente do que muitos imaginam, não é exclusivo para estudantes e profissionais de administração. A iniciativa é voltada para profissionais das mais variadas áreas. "O empreendedorismo não é uma atividade exclusiva dos administradores. Um engenheiro, um médico e até mesmo um historiador também podem montar seu próprio negócio. E ter conhecimentos de gestão é muito importante para o sucesso do empreendimento", afirma Awdrey. Além disso, a gerente também acredita que o GMC permite que qualidades como liderança, capacidade de negociação e trabalho em equipe, entre outras tão valorizadas no mercado de trabalho, sejam desenvolvidas. "Assim, aqueles que participam do jogo acabam somando pontos em seu currículo", garante ela.

Porém, a participação das equipes interessadas, sejam elas formadas por universitários, pós-graduandos ou profissionais, está condicionada ao pagamento de uma taxa no valor de R$ 3 mil. Os grupos compostos por estudantes da graduação podem optar pelo uso de patrocinadores para financiar a taxa de inscrição. "Esse é o primeiro desafio do jogo. Mas aqueles que não conseguirem esse apoio devem mesmo assim se candidatar na competição e apontar na ficha de inscrição essa ausência de patrocinador. Os organizadores do GMC Brasil irão angariar uma empresa para financiar a participação deles", declara Awdrey.

Regras do jogo

No jogo de negócios, os participantes receberão o histórico de uma empresa fictícia com relatórios de gestão dos últimos cinco trimestres. Com o documento em mãos, as equipes terão de definir estratégias pertinentes às áreas de marketing, produção, recursos humanos e finanças. O objetivo é tornar as ações da empresa fictícia as mais bem cotadas na Bolsa virtual que é criada na competição.

Cada equipe deverá ser formada por no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que representarão os papéis de diretores da organização. Juntos, terão de participar de três turnos e tomar mais de dez decisões que vão definir o futuro de seus empreendimentos virtuais. As rodadas do jogo, chamadas de turno, equivalem a um período de atividades da empresa (trimestre).

De 16 de setembro até 21 de outubro, os grupos participam de rodadas virtuais. O segundo turno, que também será on-line, está marcado para o período que vai do dia 28 de outubro a 2 de dezembro. Nessa etapa, serão definidos os finalistas que vão se reunir em São Paulo, no dia 10 de dezembro, para a final nacional. Dali sairá a equipe campeã que representará o Brasil na final internacional.

Nessa edição, o GMC traz uma novidade: os dois primeiros turnos da competição serão subdivididos por categorias. "Nos anos anteriores, não havia essa divisão. Alunos, pós-graduandos e formandos concorriam em pé de igualdade", explica Awdrey. De acordo com ela, da chave dos universitários sairá quatro equipes finalistas que se unirão às duas que virão da classe dos estudantes de pós-graduação e os dois grupos composto por profissionais. "Esses perfis se enfrentam apenas na final", conta.

Premiação

Os integrantes de todas as equipes receberão certificado de participação. Aos finalistas também serão oferecidos diplomas. Já o grupo que vencer a Final Nacional receberá um prêmio no valor de R$5 mil. Além disso, os campeões brasileiros serão levados a Portugal, para disputar com as equipes de outros 26 países a última rodada. A final internacional do Global Management Challenge será realizada entre 22 e 23 de abril de 2009, em Lisboa. As passagens aéreas e hospedagens serão financiadas pela competição.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidos no site do GMC.

(Portal Universia)

Data: 05/09/2008