Projeto da UFCG é um dos 12 aprovados pelo Pibid

Objetivo do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência é aproximar os cursos de licenciatura e pedagogia da escola pública de educação básica e incentivar a carreira do magistério

Cinco cidades contempladas, oito escolas públicas envolvidas, 73 professores do magistério estadual e mais de 9 mil alunos beneficiados são alguns dos números do projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovado na última terça-feira, 2, pelo Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC.

Beneficiando alunos de cursos de licenciatura e pedagogia das Ifes e dos Cefets, o objetivo do Pibid é aproximar as licenciaturas da escola pública de educação básica e incentivar a carreira do magistério, especialmente nas áreas da educação básica com maior carência de professores.

Intitulado “O Pibid ajudando a melhorar o ensino”, o projeto da UFCG está orçado em R$ 996 mil e será executado em dois anos, tendo como uma de suas metas aumentar as médias das escolas estaduais participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto da UFCG concorreu com projetos de várias universidades do país, tendo sido um dos doze aprovados nesta primeira chamada. Para a segunda chamada serão mais 16 projetos, para execução ainda em 2008. A segunda chamada será divulgada até o próximo dia 12.

O coordenador geral do projeto e os subcoordenadores de áreas do conhecimento de cada instituição receberão bolsas mensais de R$ 1 .200. Os alunos dos cursos de licenciatura  receberão R$ 350 por mês, enquanto que os supervisores - professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários irão estagiar – receberão bolsas de R$ 600 mensais.

O Pibid segue a linha do já conhecido Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), só que neste caso, focalizando a docência. Os alunos bolsistas trabalharão em conjunto, na universidade e nas escolas, com professores supervisores que atuam no ensino médio. Todo trabalho será coordenado por professores da universidade que coordenarão cada matéria. A idéia é estimular os alunos à carreira docente, preparando-os já no ambiente de uma escola, seu futuro local de trabalho.

Aplicado sistematicamente por áreas prioritárias de conhecimento, nas licenciaturas de Ciências, Biologia, Física, Matemática, e Química, o Pibid pretende ampliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas a um patamar mínimo de 3,8 pontos e melhorar as notas no Enem, pretendendo chegar além dos 50 pontos.

Nessa articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público, o programa atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar do Ideb nacional para 6, até 2022.

Neste momento, o Pibid vai unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde os índices estão abaixo da média nacional, que é de 3,8.

Coordenado pelo professor Daniel Cordeiro, da Unidade acadêmica de Matemática e Estatística, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o projeto se desenvolverá nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Picuí.

Veja as escolas contempladas:

Escola Estadual de Ensino Médio Ademar Veloso Silveira (Campina Grande - PB)

Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida (Campina Grande - PB)

Escola Estadual do Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho (Cajazeiras - PB)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Mangueira Lima (Cajazeiras - PB)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos (Cuité - PB)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa (Patos - PB)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira (Patos - PB)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão (Picuí - PB);

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)