Alunos de nove escolas conhecem o Projeto Praça da Engenharia da UFCG

Apresentação aconteceu nesta quarta no Centro de Extensão do campus Campina Grande

Cerca de 120 estudantes de nove escolas públicas estaduais participaram na manhã desta quarta-feira, 3, do I Workshop da Praça da Engenharia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - um espaço reservado à exposição de trabalhos técnico-científicos dos cursos de Engenharia e áreas afins - com inauguração prevista para o início do próximo ano no campus Campina Grande.

O evento foi o primeiro contato dos alunos, todos do Ensino Médio, com o projeto. Na ocasião, eles receberam esclarecimentos sobre os cursos de engenharias e outros das áreas de Tecnologia e Exatas, e tomaram conhecimento do resultado da pesquisa realizada pelo coordenador do projeto, Raimundo Nonato Calazans, e a equipe de estudantes bolsistas, nas escolas contempladas. A exposição foi feita pelo próprio Calazans, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Depois do Workshop, os estudantes, professores das escolas, diretores do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e o coordenador do projeto, foram até o local onde funcionará a Praça da Engenharia. Antes, um café-da-manhã foi servido aos presentes. Segundo o vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral, o principal objetivo do Workshop foi familiarizar os estudantes com a Universidade e obter os primeiros resultados pretendidos com o projeto, que é o de estimular os alunos aos cursos dessas áreas.

A Praça da Engenharia consiste numa proposta de interação que envolve 19 unidades acadêmicas da UFCG e nove escolas parceiras, sendo sete em Campina Grande, uma em Olivedos e outra em Cabaceiras. Dezenove professores, dos quais oito engenheiros e os demais dos cursos de Física, Matemática, Estatística, Ciências Atmosféricas, Desenho Industrial e Sistemas de Computação, além de dois funcionários, estarão envolvidos no desenvolvimento das atividades que serão apresentadas na Praça.

As obras de construção estão orçadas em mais de R$ 400 mil. Os recursos são oriundos do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A primeira parcela, equivalente a R$ 327.690,09, já foi liberada. A Praça da Engenharia será construída num espaço de 600m², situada ao lado do bloco CB, com uma estrutura formada por um espaço térreo e uma cobertura, a qual será usada para a exposição dos trabalhos.

A Praça, de acordo com o diretor CCT, Bráulio Maia, é uma importante conquista para os cursos da área tecnológica da UFCG e para a  comunidade em geral, uma vez que funcionará através da interação com estudantes do ensino secundário. O projeto  vai beneficiar cerca de oito mil alunos. No local será criado um complexo com biblioteca, laboratórios, além da área para exposição e  demonstração dos princípios básicos das ciências a eles subjacentes. Além de sala de Manutenção, balcão de Atendimento e hall de entrada, almoxarifado, banheiros masculinos e femininos, copa e praça externa.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 03/09/2008